Nova política industrial, seja bem-vinda!
A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, entidade de classe que tem por princípio a neutralidade, exime-se de expor posicionamento político/econômico sobre a Medida Provisória 1.205/2023, que instituiu o Programa Mover Mobilidade Verde e Inovação, dentro da Nova Política Industrial (ou Neoindustrialização), capitaneada pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Mas é uma obrigação da AEA reconhecer e externar que o novo programa, assim como o foram o Inovar-Auto e o Rota 2030, abre mais uma jornada de oportunidades para a indústria automobilística e à engenharia automotiva brasileiras, em um dos momentos mais cruciais do polo produtivo nacional, diante das novas tecnologias alicerçadas na transição energética mundial, por conta de necessidade premente de descarbonizar o planeta.
Bem-vindo à nova política industrial, providencial porque – diferentemente do resto do mundo – o Brasil é privilegiado por uma diversidade expressiva de fontes energéticas, capazes de demandar por soluções locais de descarbonização, quando os principais produtores internacionais de autoveículos têm poucas balas na agulha.
Agora é hora de arregaçar as mangas. É hora de revigorar a engenharia automotiva brasileira, talentosa e eclética, reconhecida em todo o mundo.
Marcus Vinicius Aguiar
Presidente AEA
AEA, 40 anos: uma trajetória de respeito.
Comemorar 40 anos de atividades ininterruptas, em 2024, é motivo de relembrar a trajetória de respeito da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva. Não tenham dúvidas. Mas principalmente de construir novas bases para o futuro da entidade e da engenharia automotiva.
A história da AEA nos mostra que, em 1983, a STI – Secretaria Tecnológica Industrial, com o apoio das montadoras de veículos, organizou o “I Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva – SIMEA”, em Brasília-DF, com o objetivo de debater o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), criado em 1975, para oferecer uma alternativa energética em substituição aos derivados de petróleo. Por se tratar de uma experiência de grande porte, única no mundo, foi nesse simpósio que surgiu, também por sugestão do Governo Federal, a ideia de criar uma entidade por meio da qual buscava-se convergência da indústria, dos profissionais e pesquisados do setor e da sociedade civil.
Durante a realização do II SIMEA, em 1984, também em Brasília – DF, foi criada a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) com o objetivo de concentrar [LEIA MAIS]
R$ 100 bilhões em novos produtos, novas tecnologias e infraestrutura fabril
Os últimos anúncios de investimentos da cadeia automobilística brasileira já somam R$ 100 bilhões até 2030, volumes a serem destinados a novos produtos, às novas tecnologias de propulsão (híbrido flex e elétricos) e à infraestrutura da linha fabril.
A reforma tributária (em andamento), redução gradativa dos juros, baixa inflação, mais recente o anúncio da nova política industrial do setor automotivo (programa Mover) e a volta do imposto de importação de veículos elétricos e aumento da alíquota aos híbridos estimularam esses anúncios de investimentos com o objetivo de fazer frente à concorrência internacional, além de assegurar a posição do Brasil como oitavo maior polo automobilístico do mundo.
Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis define temário
“Vocação brasileira para a descarbonização da mobilidade” será o tema do Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, que acontece no próximo dia 18 de abril, no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo.
Com a coordenação de Christian Wahnfried, Renato Linke, Sergio Viscardi e Vicente Pimenta, o simpósio terá nove palestras, a começar com a apresentação de abertura de Pietro Mendes, do Ministério das Minas e Energia, sobre “Propostas e tendências do Brasil”, seguida de sessão de perguntas e respostas.
Ainda no painel 1, as palestras intituladas “Visão Anfavea da descarbonização na mobilidade”, “Pegada de carbono”, “Frota rodando a 100% biodiesel”, “Fuel cell a etanol” e “Hytron”, todas seguidas de sessão de perguntas e respostas. No painel 2 (Hidrogênio Verde), “Produção de hidrogênio e projeto ligação automotiva”, “Veículos pesados a hidrogênio”, “Motor MCI a hidrogênio – leves” e “Motor MCI a hidrogênio – pesados”. Ao final, o painel 2 contará com sessão de debate, a ser mediada por um dos coordenadores do simpósio
AEA reconhece fornecimento de autos para ensaios
Os programas de EPs – Ensaios Propostos AEA-INMETRO são indispensáveis para a manutenção da Acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025 dos laboratórios participantes e ferramentas de apoio ao PROCONVE, por meio da avaliação e monitoramento do desempenho dos laboratórios para os ensaios propostos, contribuindo para o aumento da confiança nos resultados e para a melhoria contínua das técnicas de medição.
Neste sentido, destaca o documento da entidade, a Diretoria da AEA tem a honra de declarar o reconhecimento dos esforços deste laboratório, em disponibilizar o veículo Cronos Precision 1.8 litro Flex , preparado para ser utilizado como item para ensaio, durante a realização do 11 º EP AEA-INMETRO, em novembro de 2023.
Artigo
Carro elétrico ou híbrido não é mais um tema ambiental. Virou mercadológico.
Por Besaliel Botelho (*)
Besaliel Botelho é ex-presidente da AEA e da Bosch América Latina, conselheiro das empresas Bright Consulting, Bosch, Sonda e consultor de empresas.
A locomotiva da eletrificação que começou a se deslocar a 2 km por ano há mais de 20 anos, impulsionada por movimentos ambientalistas europeus, agora se move a mais de 100 km/h.
A base de todo movimento foi criar a demanda por carbono zero, vinculando a emissão de CO2 ao chamado aquecimento global, no qual se debita as grandes mudanças climáticas do planeta e suas consequências catastróficas. Esse movimento começa a entrar em rota de colisão econômica na maioria dos mercados que apostaram seus investimentos na mobilidade chamada carbono zero.
A China, que soube muito bem nos anos 1990 aproveitar sua rampa de escala de produção de veículos para o seu atual enorme mercado interno de 27 milhões de veículos, soube também [LEIA MAIS]
SIMEA 2024 recebe inscrições de trabalhos técnicos
A 31ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva – SIMEA 2024 está com as inscrições abertas para os trabalhos técnicos. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de agosto, no Novotel Center Norte, em São Paulo. A data limite para a submissão dos resumos será 22 de março de 2024. A indicação dos trabalhos aprovados ocorrerá no dia 19 de abril, o envio dos trabalhos finalizados, em 17 de maio, e a divulgação dos trabalhos aprovados em 12 de julho. Sessenta papers devem compor a grade de programação do mais importante fórum técnico do setor automotivo brasileiro.
Inscrições abertas ao Prêmio AEA ESG 2024
Com data-limite de 19 de abril, o Prêmio AEA ESG 2024 também está com o seu sistema de inscrições aberto aos interessados em submeter seus trabalhos técnicos e reportagens nas categorias Categoria Inovação Tecnológica e Ambiental, Categoria Social e Governança e Jornalística.
As inscrições poderão ser efetuadas pelo site da AEA com o preenchimento de formulário. O evento de reconhecimentos dos melhores trabalhos acontecerá no dia 13 de junho.
Conselho Editorial:
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Jornalista Responsável:
Koichiro Matsuo – MTb 13 224