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CURSOS PRESENCIAIS

Home > Cursos > 2019 > REDE CAN – MÓDULO II

Objetivo
O objetivo do Curso é apresentar ao profissional as principais características e padrões da tecnologia de rede CAN (Controller Area Network), de comunicação de dados serial empregadas em produtos do tipo veículos de passeio, caminhões, ônibus, máquinas de construção e máquinas agrícolas. Apresentar o conceito de componente de software de comunicação automotiva e principais protocolos de alto nível, tais como. J1939, CCP, ISO 16573 entre outros.

Público Alvo
O Curso Destina-se a profissionais de nível superior ou técnico especializado nas áreas de desenvolvimento, manutenção, assistência técnica, oficinas eletroeletrônico e atividades ligadas aos sistemas automotivos da indústria automotiva e do setor de autopeças, estudantes de engenharia elétrica, engenharia de controle e automação, engenharia de computação, ciência da computação, sistemas de informação, engenharia automotiva, engenharia mecânica, técnico em eletrônica, técnico em informática e técnico em mecânica.

15 e 16 de Agosto de 2019
Anfiteatro da UNIP – Rua Dr. Bacelar, 1212 – Vila Clementino – São Paulo – SP

Dr. Max Mauro Dias Santos possui mais de 20 anos de experiência na indústria e academia. Atualmente é Professor do DAELE (Departamento de Eletrônica) da UTFPR-PG (Ponta Grossa) onde atua como Professor dos cursos de Graduação em Engenharia Eletrônica, Mestrado em Engenharia Elétrica e Mestrado em Ciência da Computação. É membro sênior da IEEE. Foi coordenador e professor do Curso de Especialização em Automação e Controle de Processos Industriais e atualmente é professor do Curso de Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva na UTFPR-CT (Curitiba). É coordenador de projetos de P&D com as seguintes instituições: FCA (Fiat Chrysler Automobiles) (OEM), OpenCadd (Tier-1), Chiptronic (Tier-1), CNPq (Edital Universal – Faixa C) e Renault & Fundação Araucária, sendo um total de cinco projetos vigentes em que envolve cerca de 5 professores, 10 mestrandos e 10 graduandos. Foi professor em mais de 18 cursos de Especialização em Computação e Engenharia Elétrica. Trabalhou no GM Tech Center da General Motors do Brazil em SCS/SP, atuando diretamente no grupo de Electrical, Control, Software and Infotainment (ECS&I) na função de Engenheiro de Produto Sênior para Chassis Electronics (DRE-CE), Electrical Architect (EA) e Vehicle Software Integration Engineer (VSIE) (2010-2012). Atua como docente em cursos de Extensão e Especialização para AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) e SAE Brasil. Possui livros em português pela Editora SARAIVA (Redes Industriais e Redes Automotivas). Trabalhou na Volvo Powertrain (VPT) em Product Development / Control Systems na função de Engenheiro Desenvolvimento Produto Sênior (2009-2010) onde exerceu atividades de desenvolvimento de sistemas de controle em hardware/software para powertrain para VTC, VBC e VCE. Possui a seguinte formação acadêmica: Graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1993); Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996); Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Aveiro – Portugal (2005/2006). Trabalhou na IBM Brasil e IBM USA como Engenheiro de Automação onde desenvolveu e implantou o Sistema Elétrico SCADA denominado por EMS (Energy Management System – STAGG System) (1997-1999). Foi pesquisador convidado do IRCCyN e professor convidado da Ecole Centrale de Nantes – ECN (2008) ambos em Nantes na França. Atuou como professor e pesquisador em diversas Universidades Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UnilesteMG (1998-2009), Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE-MG (1999-2000), Universidade Vale do Itajaí – UNIVALI-SC (2000-2002), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-SC), Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC (2001-2003) e Faculdades Integradas de Caratinga – FIC-MG (2005). Fundador e coordenou o Grupo de Pesquisas em Sistemas em Tempo Real – STR (2002-2009) onde liderou os projetos SisAuto (Edital 016/2006) e Flex-by-Wire (Edital 03/2007) financiados pelo FAPEMIG. Projetos RedeAuto-FIAT (2005-2006) e participou do Projeto Advansys da FEUP / Porto – Portugal (2005-2006); Participou do do Projeto CLEOPATRE da Universidade de Nantes – França (2003-2004). Sócio Fundador da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).É consultor e instrutor nas áreas de redes industriais e redes automotivas de diversas empresas como ITAIPU Binacional, C.E.S.A.R, Marcopolo, RCS, USIMINAS, ACESITA, FORD, AEA, SAE Brasil, AUTOTRAC, Ciclo Engenharia, GRABER, Chiptronic, Veltec entre outras. Classificado em 1º lugar como Professor Convidado para o Institut de Recherche en Communications et Cybertnétique de Nantes – IRCCYN (03/2008). Tem interesse em pesquisas para as seguintes áreas: a) Sistemas Eletroeletrônicos Automotivos; b) Sistemas de Transporte Inteligentes; c) Sistemas Veiculares Eletrificados e d) Automação Industrial

Características de Padrões CAN
– Motivação para utilização de tecnologias de redes de comunicação em sistemas automotivos. Apresentação de topologias de redes em automóveis comercialmente disponíveis.
– CAN (Controller Areas Network) – O protocolo padrão de comunicação automotiva. Contém a especificação para camada física e enlace de dados.
– Base de dados para CAN e diferenças de formatos Intel e Motorola
– Matriz de comunicação para redes CAN
– Padrões de camada física para CAN: ISO 11898-1, ISO 11898-2, ISO 11898-3, ISO 11898-4, ISO 11898-5, ISO 11898-6 e ISO 11992-1
– Single-wire CAN (SWC): SAE J2411
– Middlware de Comunicação – OSEK-COM, Volcano e alguns exemplos comerciais. Componentes de Software para Redes Veiculares.

Protocolos de Auto Nível para Programação, Diagnóstico, Monitoramento e Serviços
– ISO-TP – Especificação de um protocolo de alto nível. A especificação do OSEK-COM.
– J1939 e FMS (Fleet Management System) – O Padrão para Caminhões e Ônibus.
– ISO 11783 ou ISOBUS – O padrão para máquinas agrícolas (baseado no J1939).
– KWP2000 (ISO 14230).
– ISO 14229 – Unified Diagnostic Services (ISO 14230 e ISO 15765)
– ISO 15031 – Padrão para On-Board Diagnostics (OBD).
– CCP (CAN Calibration Protocol) e XCP.- Protocolos para calibração e aquisição de dados.
– MILCAN – Padrão para veículos militares baseado no J1939 e ISO 11898

A realização do curso está condicionada a um número mínimo de participantes. Em caso de falta de quórum, o treinamento poderá ser reagendado ou cancelado pela AEA e, nesse caso, o participante poderá optar por reaver o valor investido ou realizar outro curso da grade. Caso haja cancelamento, o participante será notificado no prazo de cinco dias úteis da data de realização do curso.

Cancelamento: A solicitação de cancelamento deverá ser efetuada por meio do e-mail: cursos@aea.org.br com até 03 dias de antecedência da data de realização do curso. Após esta data só aceitaremos substituições. Caso o cancelamento não seja feito neste período, a inscrição será cobrada.

Outras Informações: Estão inclusos no valor da inscrição o material didático, welcome-coffee e coffee-breaks que serão servidos em dois intervalos diários. Os custos de transporte, almoço e hospedagem dos participantes não estão inclusos na inscrição.

Estacionamento Pareaqui
Rua: Guapiaçu, 363 – Vila Clementino – São Paulo – SP – Cep: 04024-020
Tarifa diferenciada: R$ 20,00 Obs. Para ter acesso a estas tarifas é necessário informar no momento da entrega do veiculo que o condutor participará do Curso AEA