Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo

CURSOS PRESENCIAIS

Home > Cursos > 2019 > MOTORES – MÓDULO I

Objetivo

Transmitir conhecimento teórico e prático sobre motores de combustão interna e seus componentes, de forma a permitir ao aluno atuar no setor automotivo, tanto analisando criticamente quanto aplicando adequadamente o equipamento em função dos requisitos de projeto.

Público Alvo

Profissionais que já atuam ou pretendem atuar no setor automotivo que necessitem adquirir ou aprofundar os conhecimentos em motores de combustão interna e estudantes que pretendem atuar direta ou indiretamente no setor automotivo

28 e 29 de Novembro de 2019
Anfiteatro da UNIP – Rua Dr. Bacelar, 1212 – Vila Clementino – São Paulo – SP

Fernando Fusco Rovai, mestre em engenharia mecânica graduado e pós-graduado pela Poli-USP. Especialista em desenvolvimento e calibração de sistemas de gerenciamento eletrônico de motores de combustão interna. Atua há mais de dez anos no setor automotivo, em projeto, pesquisa e desenvolvimento de motores de combustão interna e seus componentes. Durante este período trabalhou na MWM, no laboratório de motores do IPT, na Ford (Tatuí), na Cummins, na Mahle, na Visteon, na Bosch, na GM (Indaiatuba) e na VW (Anchieta), em projetos envolvendo motores ciclo Otto e ciclo Diesel. Professor dos cursos de especialização em engenharia automotiva da Mauá e da Poli.

1ª Parte – Características dos motores
Histórico. Classificação dos motores. Tipos de ciclos motores. Aplicações típicas dos motores. Principais definições: curso, cilindrada, taxa de compressão. Combustão nos motores de combustão interna. Combustão normal, detonação e pré-ignição. Influência das propriedades do combustível na combustão. Sistemas de preparação de mistura ar-combustível. Carburador, sistemas de injeção eletrônica indireta e direta. Estratégias de cálculo da massa de ar admitida e injeção da massa de combustível adequada. Sistema de ignição dos motores de ignição por faísca. Sistemas mecânicos e eletrônicos. Estratégias de controle de detonação e pré-ignição em malha fechada. Velas de ignição e suas principais características. Exercícios.

2ª Parte – Principais componentes
Bloco, biela, pistões anéis, válvulas e etc. Materiais usualmente aplicados. Princípios construtivos, tratamentos térmicos, refrigeração, tensões de trabalho, causas de falhas, efeito das forças de inércia em massas trabalhando alternativamente. Desafios impostos pelo “downsizing” dos motores. Exercícios.

3ª parte – Sistema de lubrificação
Sistema completo e suas características, função, princípio de funcionamento. Óleo lubrificante: origens, características físico-químicas, viscosidade e aditivos. Influência do lubrificante no desgaste a atrito dos componentes. Tipos de bomba de óleo, sistema de cárter seco, arrefecimento do óleo, influência no desgaste do motor, determinação do período de troca.

4ª Parte – Termodinâmica aplicada aos motores
Modelo de gás ideal, combustão a volume constante e a pressão constante, rendimento térmico, trabalho, torque, potências indicada, de atrito e efetiva, pressão média efetiva e indicada, consumo específico de combustível, relação ar-combustível, rendimento mecânico, rendimento térmico e rendimento global. Propriedades e curvas características dos motores de combustão interna. Ensaios em bancada dinamométrica. Fator de correção de potência. Exercícios.

A realização do curso está condicionada a um número mínimo de participantes. Em caso de falta de quórum, o treinamento poderá ser reagendado ou cancelado pela AEA e, nesse caso, o participante poderá optar por reaver o valor investido ou realizar outro curso da grade. Caso haja cancelamento, o participante será notificado no prazo de cinco dias úteis da data de realização do curso.

Cancelamento: A solicitação de cancelamento deverá ser efetuada por meio do e-mail: cursos@aea.org.br com até 03 dias de antecedência da data de realização do curso. Após esta data só aceitaremos substituições. Caso o cancelamento não seja feito neste período, a inscrição será cobrada.

Outras Informações: Estão inclusos no valor da inscrição o material didático, welcome-coffee e coffee-breaks que serão servidos em dois intervalos diários. Os custos de transporte, almoço e hospedagem dos participantes não estão inclusos na inscrição.

Estacionamento Pareaqui
Rua: Guapiaçu, 363 – Vila Clementino – São Paulo – SP – Cep: 04024-020
Tarifa diferenciada: R$ 20,00

Obs. Para ter acesso a estas tarifas é necessário informar no momento da entrega do veiculo que o condutor participará do Curso AEA

Pós-Curso

CertificadoDownloadGaleria