Objetivo
Abordar os veículos elétricos e híbridos, analisando as características únicas de cada arquitetura de propulsão, subsistemas e a evolução das tecnologias. Apresentar as vantagens e desvantagens de cada arquitetura de propulsão no que tange a tecnologia, segurança, sustentabilidade, vantagens competitivas técnicas e de mercado.
Público Alvo
Profissionais que atuam no setor automotivo, mais especificamente na área de veículos híbridos e elétricos.
On-line via Microsoft Teams
ATENÇÃO: Certifique-se para que o Microsoft Teams não seja bloqueado em sua rede empresarial ou rede de acesso!
Das 08:30 ás 17:30hs
André de Arruda Falcão Maranhão, Especialista em Engenharia Automotiva pela POLI-USP e Engenheiro Mecânica pela POLI-UPE. Atualmente exerce a função de Gerente de Treinamento/Produto da BYD do Brasil, maior fabricante de veículos elétricos e híbridos do mundo. Na Audi do Brasil, onde trabalhou por quase 10 anos, atuou como Gerente de Mobilidade Elétrica, Gerente de Estratégia de Vendas e Usados, Gerente de Produção Local e, também, como Gerente de Treinamento Técnico, Serviços e Comercial. Também atuou por 8 anos em montadoras como a Honda Automóveis do Brasil e Nissan do Brasil Automóveis diretamente na área de treinamento técnico e não-técnico. Foi responsável pelo retorno da produção local do Audi Q3 e também pela introdução do primeiro veículo elétrico produzido em larga escala a rodar no país, o Nissan Leaf, atuando em todas as ações desde o planejamento, homologação e lançamento. Atuou como professor universitário por 3 anos na Faculdade SENAI-SP nas disciplinas de Sistemas Eletroeletrônicos Automotivos e Sistemas Mecânicos Automotivos. Atualmente é professor da Disciplina de Veículos Híbridos e Elétricos das Especializações em Engenharia Automotiva e Sistemas Eletrônicos Embarcados Automotivos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
1) Introdução aos veículos híbridos e elétricos;
2) Grau de Hibridização; Classificação de híbridos e elétricos; Principais componentes e principais funções de cada componente;
3) Novas tendências de mercado em veículos elétricos e híbridos;
4) Tecnologias de baterias;
5) Estudo de conversores e inversores & principais características com esquemas elétricos;
6) Estudo de esquemas elétricos de veículos híbridos e elétricos;
7) Estratégias durante condução;
8) Reparação de Baterias de alta tensão;
9) Inspeção de Baterias de Alta tensão;
10) Diagnóstico de Baterias de Alta Tensão;
11) Determinação da tensão média de uma bateria de alta tensão;
12) Peças de reposição numa bateria de alta tensão;
13) Carga & Descarga de um módulo de bateria de alta tensão;
14) Remoção de módulo de bateria (Destacar divisão de tensão e diminuição de potencial);
15) Teste de Isolamento;
16) Localização de vazamentos na bateria;
17) Estudo de um veículo híbrido real
A realização do curso está condicionada a um número mínimo de participantes. Em caso de falta de quórum, o treinamento poderá ser reagendado ou cancelado pela AEA e, nesse caso, o participante poderá optar por reaver o valor investido ou realizar outro curso da grade. Caso haja cancelamento, o participante será notificado no prazo de cinco dias úteis da data de realização do curso.
Pagamento: O Pagamento da inscrição deverá ser realizado antes da data de realização do curso.
Cancelamento: A solicitação de cancelamento deverá ser efetuada por meio do e-mail: cursos@aea.org.br com até 03 dias de antecedência da data de realização do curso. Após esta data só aceitaremos substituições.
O Curso será transmitido Online, com acesso restrito aos inscritos. Enviaremos por e-mail os detalhes de acesso aos participantes que estiverem devidamente inscritos
ATENÇÃO: Curso só será liberado para pagamento após a confirmação do fechamento da turma.
Pagamento à vista, desconto de 10%.
|
|
|
*Estudante