Que venham os próximos 40 anos
Na noite do dia 13 de junho último na Casa Traffô, em São Paulo, a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva recebeu cerca de 200 representantes, do Governo Federal, indústria, academia e imprensa, para o evento comemorativo de 40 anos da entidade e lançou oficialmente seu vídeo institucional, concomitante à entrega de troféus e de placas de reconhecimento do Prêmio AEA ESG 2024.
Em rápida retrospectiva da AEA, prestamos homenagens aos ex-presidentes: póstumas a Augusto Cezar Saldiva Aguiar, Wilson Carvalho, Nedo Eston e Eston, Claus Bromberg, Geraldo Negri Rangel, Franco Ciranni e Antonio Megale; e também a Luso Ventura, Marcos Madureira, Flavio Sakai, Henrique Joseph Jr., José Edison Parro, Marco Santini, Edson Orikassa e a Besaliel Botelho.
Tratou-se de uma festa grandiosa, impecável do ponto de vista organizacional. Um evento comemorativo digno de um setor – automotivo – que responde por cerca de 20% do PIB industrial, do qual fazemos parte com muito orgulho.
Peço licença para plagiar o jargão “recordar é viver”. Foi o que fizemos ao celebrar os 40 anos da AEA, já que a história da AEA faz parte da história da indústria automobilística brasileira e guarda uma intersecção com a história de todas as tecnologias desenvolvidas a partir de 1984, ano de sua fundação.
O passado, no entanto, é fundamental tão somente para projetar o futuro da engenharia automotiva brasileira. Por esta razão, este editorial traz o título “Quem venham os próximos 40 anos”. Os desafios surgem a todo momento, em especial em tempos rigorosos de mudanças climáticas, definições de matrizes energéticas, peculiaridades regionais, entre tantos outros parâmetros que minimizem a pegada de carbono.
Boa leitura a todos.
Marcus Vinicius Aguiar
Presidente AEA
SIMEA 2024
Vem aí o maior fórum técnico do setor automotivo brasileiro
O Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva – SIMEA, em sua 31ª edição, acontece nos dias 21 e 22 de agosto próximo, no Novotel Center Norte, que traz o tema “A mobilidade verde e a transição energética”, com a expectativa de receber mais de 1.200 profissionais da cadeia automobilística brasileira. Trata-se do maior e mais importe fórum técnico setorial de debates.
Com a coordenação de Eugenio Coelho (presidente) e de Luciana Giles (vice-presidente), o SIMEA 2024 tem como presidente de honra Evandro Luiz Maggio, também CEO da Toyota do Brasil. Durante os dois dias do evento, dois painéis, três palestras especiais e 60 trabalhos técnicos, dos quais 17 sob o tema “Gerenciamento de energia e powertrain avançados”, 15 de “Emissões e poluentes veiculares” e 13 de “Combustíveis e lubrificantes convencionais e alternativos”, vão compor a grade de programação.
Para a solenidade de abertura do SIMEA 24, no dia 21 de agosto, às 10h10, o presidente da AEA, Marcus Vinicius Aguiar, e sua diretoria recebem Marcio de Lima Leite (presidente da Anfavea), Gábor Deák (diretor do Sindipeças), Marcelo de Godoy (presidente da Abeifa), Evandro Luiz Maggio (presidente de honra do evento), e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Logo após à cerimônia de abertura e à inauguração da mostra tecnológica acontece o painel 1, que tem como tema central “Transição energética – o futuro sustentável da mobilidade automotiva”, com a participação de Viviana Coelho (Petrobras), Gábor Deák (Sindipeças) e Pietro Mendes (secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, do Ministério de Minas e Energia). Ao final das apresentações, a jornalista Cleide Silva mediará uma sessão de debates.
Ainda no primeiro dia, no período da tarde, o evento contará com duas palestras especiais: a primeira será da ABGI, por meio de seu gerente de Inovação, Luiz Brant, com o trabalho intitulado “A relevância do Mover e outros incentivos ao P&D na transição energética do setor automotivo nacional”; enquanto a segunda será conduzida por Geraldo Gardinalli e Arthur Mai, ambos da Bosch, sobre “Mobilidade verde e segura: projetos estruturantes para validação veicular”.
2º dia – “Mobilidade verde – rumo a um futuro sustentável” é o título do painel 2, que acontece no dia 22 de agosto, pela manhã. Três palestras compõem esse grupo: um representante do MDIC, ainda a ser indicado, vai falar sobre o programa Mover; Carlos Sakuramoto, diretor de Manufatura da AEA, sobre Análise ciclo vida”; e “Way to zero” será tema de Roger Guilherme, gerente de Engenharia da Volkswagen do Brasil. A jornalista Cris Amaral, do programa Auto Esporte, da TV Globo, conduzirá a sessão de debates do painel 2.
No período da tarde, do segundo dia, o SIMEA leva ao público a terceira palestra especial, com Marcio Gheventer, da Petrobras, sobre o tema “Biorrefino – a busca por matérias primas”. E, logo na sequência, uma mesa redonda composta por Arnaldo Jardim (deputado federal), Alexandre Parker (Câmara de Pesados – ANFAVEA),
João Irineu Medeiros (Câmara de Leves – ANFAVEA), Ricardo Bastos (Presidente de ABVE) e Juliana Cardoso, Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP, Governo do Estado de São Paulo. Giovanna Riato, editora-chefe, da Automotive Business, quem conduzirá os debates da mesa redonda, que traz o tema “Descarbonização da mobilidade – rumo a um futuro sustentável”.
Saiba mais: www.simea.org.br
AEA, 40 anos de protagonismo.
Cerca de 200 representantes, do Governo Federal, indústria, academia e imprensa, participaram no dia 13 de junho, em São Paulo, do evento de celebração dos 40 anos da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, ocasião em que foi lançado o vídeo institucional da entidade (acesse clicando aqui), concomitante à entrega de troféus e de placas de reconhecimento do Prêmio AEA ESG 2024. Mercedes-Benz, Cummins e o jornalista Vitor Matsubara levam os troféus das categorias “Inovação Tecnológica e Ambiental”, “Social e Governança” e “Jornalística”. [LEIA MAIS]
Futuro em segurança e conectividade
Primeiro evento online da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva em 2024, o Seminário de Segurança e Conectividade realizado n no dia 16 de maio último, das 9h às 12h30, foi palco de importantes debates sobre ações já realizadas e em andamento em prol de avanços do setor automotivo no mundo e, em especial, no Brasil.
Sob o tema “Para onde convergem: Inteligência Artificial, 5G, Computação de Borda e Cidades Inteligentes”, a primeira palestra foi proferida por Suman A. Sehra, da Harman, que destacou a metamorfose pela qual passa hoje a indústria automotiva, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade e à mobilidade.
Em sua avaliação, novos avanços em segurança e conectividade serão possíveis a partir do aprofundamento das parcerias entre montadoras e os agentes do ecossistema veicular, desde os seus fornecedores até universidades e poder público, por exigirem recursos em infraestrutura que levem às chamadas cidades inteligentes. [LEIA MAIS]
Soluções para a descarbonização
Na 10ª edição do Seminário de Inovação em Powertrain, encontro organizado pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, ocorrido de maneira online na no dia 27 de junho último, representantes da indústria e da academia foram unânimes na avaliação de que na busca pela descarbonização não há uma única solução, mas diversas.
Por esse prisma, o evento, sob o tema “Powertrain do futuro: moldando a jornada para a mobilidade verde”, também enfatizou a vantagem brasileira para alcançar neutralidade em carbono no transporte em geral. Em especial, pela ampla oferta e expertise no desenvolvimento de biocombustíveis, caso do etanol. [LEIA MAIS]
Conselho Editorial:
Anderson Suzuki, Everton Lopes, Luciana Giles, Marinna Silva e Raquel Mizoe
Jornalista Responsável:
Koichiro Matsuo – MTb 13 224
Deixe um comentário