Objetivo

Abordar os veículos elétricos e híbridos, analisando as características únicas de cada arquitetura de propulsão, subsistemas e a evolução das tecnologias. Apresentar as vantagens e desvantagens de cada arquitetura de propulsão no que tange a tecnologia, segurança, sustentabilidade, vantagens competitivas técnicas e de mercado.

Público Alvo

Profissionais que atuam no setor automotivo, mais especificamente na área de veículos híbridos e elétricos.

Data e local

05 e 06 de Junho de 2025

On-Line via Microsoft Teams

Das 08:30 ás 17:30hs

 

ATENÇÃO: Certifique-se para que o Microsoft Teams não seja bloqueado em sua rede empresarial ou rede de acesso!

Instrutor

André de Arruda Falcão Maranhão

Mestrando PPGEE – USP em Engenharia Elétrica; Especialista Engenharia Automotiva POLI-USP & Engenheiro Mecânico POLI-UPE, Executivo da indústria automotiva nas áreas de Pós Vendas, Mobilidade Elétrica, Estratégia de Vendas, Seminovos, Frota, Treinamento e Produção & Consultor na área Automotiva
Head de After Sales na Omoda & Jaecoo
19 anos de atuação na indústria automotiva incluindo Omoda & Jaecoo, BYD, Audi, Nissan & Honda
Responsável pelo projeto de produção local do novo Audi Q3
Professor da disciplina de Veículo Híbridos e Elétricos nas pós graduações de Engenharia Automotiva & Sistemas Embarcados da UTFPR
Consultor de Treinamento dos cursos na área de Veículos Híbridos e Elétricos da Associação de Engenharia Automotiva
Vice-coordenador do Comitê de Mecatrônica da Deutsche- Brasilianische Industrie- und Handelskammer – AHK
Também foi professor nas matérias de Mecânica e Eletroeletrônica Automotiva do curso de superior Tecnologia Automotiva do SENAI/SP

Programação

1) Introdução aos veículos híbridos e elétricos;
2) Grau de Hibridização; Classificação de híbridos e elétricos; Principais componentes e principais funções de cada componente;
3) Novas tendências de mercado em veículos elétricos e híbridos;
4) Tecnologias de baterias;
5) Estudo de conversores e inversores & principais características com esquemas elétricos;
6) Estudo de esquemas elétricos de veículos híbridos e elétricos;
7) Estratégias durante condução;
8) Reparação de Baterias de alta tensão;
9) Inspeção de Baterias de Alta tensão;
10) Diagnóstico de Baterias de Alta Tensão;
11) Determinação da tensão média de uma bateria de alta tensão;
12) Peças de reposição numa bateria de alta tensão;
13) Carga & Descarga de um módulo de bateria de alta tensão;
14) Remoção de módulo de bateria (Destacar divisão de tensão e diminuição de potencial);
15) Teste de Isolamento;
16) Localização de vazamentos na bateria;
17) Estudo de um veículo híbrido real

Informações Gerais

A realização do curso está condicionada a um número mínimo de participantes. Em caso de falta de quórum, o treinamento poderá ser reagendado ou cancelado pela AEA e, nesse caso, o participante poderá optar por reaver o valor investido ou realizar outro curso da grade. Caso haja cancelamento, o participante será notificado no prazo de cinco dias úteis da data de realização do curso.

Pagamento: O Pagamento da inscrição deverá ser realizado antes da data de realização do curso.

Cancelamento: A solicitação de cancelamento deverá ser efetuada por meio do e-mail: cursos@aea.org.br com até 03 dias de antecedência da data de realização do curso. Após esta data só aceitaremos substituições.

O Curso será transmitido Online, com acesso restrito aos inscritos. Enviaremos por e-mail os detalhes de acesso aos participantes que estiverem devidamente inscritos

 

Inscreva-se

10% de desconto para pagamento à vista

Sócio AEA

Não Sócio AEA

* Estudante

R$ 734,00

R$ 973,00

R$ 360,00

* As inscrições na categoria de estudante serão aceitas apenas para cursos técnicos, graduação, pós graduação e afins.
O pagamento será por pessoa física e o recibo será emitido somente em nome do inscrito.
O pagamento deverá ser realizado até 4 dias antes da realização do curso, o inscrito deverá apresentar o comprovante de escolaridade.Em caso de dúvida referente a categoria que se encaixa a escolaridade entre em contato conosco para verificação.