Objetivo
Sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), são novas funcionalidades que visam melhorar aspectos de segurança, conforto e desempenho em sistemas veiculares. São impulsionados pelo avanço de tecnologias de sensores, processamento e atuadores e estão sendo amplamente empregados e regulamentados em veículos atuais de passageiro e comerciais. Este curso abrange os sistemas, controles, testes e ferramentas para sistemas ADAS. Os participantes obterão uma compreensão das tecnologias de sensores, algoritmos de controle, testes, simulação, padrões e ferramentas para as diversas aplicações ADAS em diversos níveis. Exemplos de funções ADAS a serem estudadas são: CC (Cruise Control), ACC (Adapative Cruise Control), AEB (Autonomous Emergency Braking), LDW (Lane Departure Warning), LC (Lane Centering), entre outras.
Público Alvo
Este curso destina-se a profissionais de nível superior ou técnico especializado interessados em aprofundar os conhecimentos em redes CAN e CAN, bem como seus métodos, processos, ferramentas e padrões, nas áreas de projeto, desenvolvimento, testes, manutenção, assistência técnica, oficinas eletroeletrônico e atividades ligadas aos sistemas automotivos da indústria automotiva e do setor de autopeças, estudantes de engenharia elétrica, engenharia de controle e automação, engenharia de computação, ciência da computação, sistemas de informação, engenharia automotiva, engenharia mecânica, técnico em eletrônica, técnico em informática e técnico em mecânica.
Data e local

22 e 23 de maio de 2025
On-Line via Microsoft Teams
Das 08:30 ás 17:30hs
ATENÇÃO: Certifique-se para que o Microsoft Teams não seja bloqueado em sua rede empresarial ou rede de acesso!
Instrutor

Dr. Max Mauro Dias Santos possui mais de 20 anos de experiência na indústria e academia. Atualmente é Professor do DAELE (Departamento de Eletrônica) da UTFPR-PG (Ponta Grossa) onde atua como Professor dos cursos de Graduação em Engenharia Eletrônica, Mestrado em Engenharia Elétrica e Mestrado em Ciência da Computação. É membro sênior da IEEE. Foi coordenador e professor do Curso de Especialização em Automação e Controle de Processos Industriais e atualmente é professor do Curso de Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva na UTFPR-CT (Curitiba). É coordenador de projetos de P&D com as seguintes instituições: FCA (Fiat Chrysler Automobiles) (OEM), OpenCadd (Tier-1), Chiptronic (Tier-1), CNPq (Edital Universal – Faixa C) e Renault & Fundação Araucária, sendo um total de cinco projetos vigentes em que envolve cerca de 5 professores, 10 mestrandos e 10 graduandos. Foi professor em mais de 18 cursos de Especialização em Computação e Engenharia Elétrica. Trabalhou no GM Tech Center da General Motors do Brazil em SCS/SP, atuando diretamente no grupo de Electrical, Control, Software and Infotainment (ECS&I) na função de Engenheiro de Produto Sênior para Chassis Electronics (DRE-CE), Electrical Architect (EA) e Vehicle Software Integration Engineer (VSIE) (2010-2012). Atua como docente em cursos de Extensão e Especialização para AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) e SAE Brasil. Possui livros em português pela Editora SARAIVA (Redes Industriais e Redes Automotivas). Trabalhou na Volvo Powertrain (VPT) em Product Development / Control Systems na função de Engenheiro Desenvolvimento Produto Sênior (2009-2010) onde exerceu atividades de desenvolvimento de sistemas de controle em hardware/software para powertrain para VTC, VBC e VCE. Possui a seguinte formação acadêmica: Graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1993); Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996); Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Aveiro – Portugal (2005/2006). Trabalhou na IBM Brasil e IBM USA como Engenheiro de Automação onde desenvolveu e implantou o Sistema Elétrico SCADA denominado por EMS (Energy Management System – STAGG System) (1997-1999). Foi pesquisador convidado do IRCCyN e professor convidado da Ecole Centrale de Nantes – ECN (2008) ambos em Nantes na França. Atuou como professor e pesquisador em diversas Universidades Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UnilesteMG (1998-2009), Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE-MG (1999-2000), Universidade Vale do Itajaí – UNIVALI-SC (2000-2002), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-SC), Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC (2001-2003) e Faculdades Integradas de Caratinga – FIC-MG (2005). Fundador e coordenou o Grupo de Pesquisas em Sistemas em Tempo Real – STR (2002-2009) onde liderou os projetos SisAuto (Edital 016/2006) e Flex-by-Wire (Edital 03/2007) financiados pelo FAPEMIG. Projetos RedeAuto-FIAT (2005-2006) e participou do Projeto Advansys da FEUP / Porto – Portugal (2005-2006); Participou do do Projeto CLEOPATRE da Universidade de Nantes – França (2003-2004). Sócio Fundador da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).É consultor e instrutor nas áreas de redes industriais e redes automotivas de diversas empresas como ITAIPU Binacional, C.E.S.A.R, Marcopolo, RCS, USIMINAS, ACESITA, FORD, AEA, SAE Brasil, AUTOTRAC, Ciclo Engenharia, GRABER, Chiptronic, Veltec entre outras. Classificado em 1º lugar como Professor Convidado para o Institut de Recherche en Communications et Cybertnétique de Nantes – IRCCYN (03/2008). Tem interesse em pesquisas para as seguintes áreas: a) Sistemas Eletroeletrônicos Automotivos; b) Sistemas de Transporte Inteligentes; c) Sistemas Veiculares Eletrificados e d) Automação Industrial.
Programação

a)Introdução ao ADAS e Visão Geral Funcional (2 horas)
Visão geral dos tipos de ADAS, tendências de mercado e benefícios
Principais funções do ADAS: assistência de faixa, cruzeiro adaptativo, aviso de colisão
Sistemas ADAS logitudinais e laterais
Fusão de sistemas
b) Formalismo para Sistemas ADAS (2 horas)
Engenharia de sistemas e verificação & validação
Especificação de sistemas ADAS
Normas e padrões de sistemas ADAS
c) Tecnologia de Sensores em ADAS (4 horas)
Câmera, radar, LiDAR e sensores ultrassônicos: capacidades e limitações
Técnicas de fusão de sensores e detecção de objetos
Tecnologias de processadores e SoC
Sistemas ADAS: Parking Assistance and Driving Assistance
d) Sistemas de Controle ADAS (3 horas)
Modelo cinemático e dinâmico veicular
Estratégias de controle para sistemas ADAS
Estratégicas de controle: projeto, configuração e calibração
e) Metodologias de Simulação e Teste (2 horas)
Testes de Model-in-the-loop (MIL), software-in-the-loop (SIL) e hardware-in-the-loop (HIL)
Simuladores estáticos e dinâmicos
Cenários de teste, validação e verificação de sistemas ADAS
f) Estudo de Caso e Sessão Prática (3 horas)
Exercícios práticos usando um ambiente de simulação ADAS
Análise de dados de sensores, aplicação de algoritmos de controle e testes em cenários simulados
Informações Gerais

A realização do curso está condicionada a um número mínimo de participantes. Em caso de falta de quórum, o treinamento poderá ser reagendado ou cancelado pela AEA e, nesse caso, o participante poderá optar por reaver o valor investido ou realizar outro curso da grade. Caso haja cancelamento, o participante será notificado no prazo de cinco dias úteis da data de realização do curso.
Pagamento: O Pagamento da inscrição deverá ser realizado antes da data de realização do curso.
Cancelamento: A solicitação de cancelamento deverá ser efetuada por meio do e-mail: cursos@aea.org.br com até 03 dias de antecedência da data de realização do curso. Após esta data só aceitaremos substituições.
O Curso será transmitido Online, com acesso restrito aos inscritos. Enviaremos por e-mail os detalhes de acesso aos participantes que estiverem devidamente inscritos