Objetivo

Este curso fornece uma exploração aprofundada dos protocolos de rede de área de controlador (CAN), com foco em suas aplicações em sistemas automotivos. Os participantes aprenderão sobre os fundamentos da comunicação CAN, estrutura de mensagens, tratamento de dados, detecção de erros e protocolos de diagnóstico. Será apresentado os tipos de ferramentas de software e hardware para criar cenários de testes em ambiente simulado e real. A ênfase está em aplicações práticas e técnicas de solução de problemas relevantes para sistemas automotivos modernos. Este curso é recomendado para aqueles interessados em realizar procecimentos de análise e testes em redes CAN automotiva.

Público Alvo

Este curso destina-se a profissionais de nível superior ou técnico especializado interessados em aprofundar os conhecimentos em redes CAN e CAN, bem como seus métodos, processos, ferramentas e padrões, nas áreas de projeto, desenvolvimento, testes, manutenção, assistência técnica, oficinas eletroeletrônico e atividades ligadas aos sistemas automotivos da indústria automotiva e do setor de autopeças, estudantes de engenharia elétrica, engenharia de controle e automação, engenharia de computação, ciência da computação, sistemas de informação, engenharia automotiva, engenharia mecânica, técnico em eletrônica, técnico em informática e técnico em mecânica.

Data e local

10 e 11 de Abril de 2025

On-Line via Microsoft Teams

Das 08:30 ás 17:30hs

 

ATENÇÃO: Certifique-se para que o Microsoft Teams não seja bloqueado em sua rede empresarial ou rede de acesso!

Instrutor

Dr. Max Mauro Dias Santos possui mais de 20 anos de experiência na indústria e academia. Atualmente é Professor do DAELE (Departamento de Eletrônica) da UTFPR-PG (Ponta Grossa) onde atua como Professor dos cursos de Graduação em Engenharia Eletrônica, Mestrado em Engenharia Elétrica e Mestrado em Ciência da Computação. É membro sênior da IEEE. Foi coordenador e professor do Curso de Especialização em Automação e Controle de Processos Industriais e atualmente é professor do Curso de Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva na UTFPR-CT (Curitiba). É coordenador de projetos de P&D com as seguintes instituições: FCA (Fiat Chrysler Automobiles) (OEM), OpenCadd (Tier-1), Chiptronic (Tier-1), CNPq (Edital Universal – Faixa C) e Renault & Fundação Araucária, sendo um total de cinco projetos vigentes em que envolve cerca de 5 professores, 10 mestrandos e 10 graduandos. Foi professor em mais de 18 cursos de Especialização em Computação e Engenharia Elétrica. Trabalhou no GM Tech Center da General Motors do Brazil em SCS/SP, atuando diretamente no grupo de Electrical, Control, Software and Infotainment (ECS&I) na função de Engenheiro de Produto Sênior para Chassis Electronics (DRE-CE), Electrical Architect (EA) e Vehicle Software Integration Engineer (VSIE) (2010-2012). Atua como docente em cursos de Extensão e Especialização para AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) e SAE Brasil. Possui livros em português pela Editora SARAIVA (Redes Industriais e Redes Automotivas). Trabalhou na Volvo Powertrain (VPT) em Product Development / Control Systems na função de Engenheiro Desenvolvimento Produto Sênior (2009-2010) onde exerceu atividades de desenvolvimento de sistemas de controle em hardware/software para powertrain para VTC, VBC e VCE. Possui a seguinte formação acadêmica: Graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1993); Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996); Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Aveiro – Portugal (2005/2006). Trabalhou na IBM Brasil e IBM USA como Engenheiro de Automação onde desenvolveu e implantou o Sistema Elétrico SCADA denominado por EMS (Energy Management System – STAGG System) (1997-1999). Foi pesquisador convidado do IRCCyN e professor convidado da Ecole Centrale de Nantes – ECN (2008) ambos em Nantes na França. Atuou como professor e pesquisador em diversas Universidades Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UnilesteMG (1998-2009), Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE-MG (1999-2000), Universidade Vale do Itajaí – UNIVALI-SC (2000-2002), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-SC), Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC (2001-2003) e Faculdades Integradas de Caratinga – FIC-MG (2005). Fundador e coordenou o Grupo de Pesquisas em Sistemas em Tempo Real – STR (2002-2009) onde liderou os projetos SisAuto (Edital 016/2006) e Flex-by-Wire (Edital 03/2007) financiados pelo FAPEMIG. Projetos RedeAuto-FIAT (2005-2006) e participou do Projeto Advansys da FEUP / Porto – Portugal (2005-2006); Participou do do Projeto CLEOPATRE da Universidade de Nantes – França (2003-2004). Sócio Fundador da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).É consultor e instrutor nas áreas de redes industriais e redes automotivas de diversas empresas como ITAIPU Binacional, C.E.S.A.R, Marcopolo, RCS, USIMINAS, ACESITA, FORD, AEA, SAE Brasil, AUTOTRAC, Ciclo Engenharia, GRABER, Chiptronic, Veltec entre outras. Classificado em 1º lugar como Professor Convidado para o Institut de Recherche en Communications et Cybertnétique de Nantes – IRCCYN (03/2008). Tem interesse em pesquisas para as seguintes áreas: a) Sistemas Eletroeletrônicos Automotivos; b) Sistemas de Transporte Inteligentes; c) Sistemas Veiculares Eletrificados e d) Automação Industrial.

Programação

a) Introdução às redes CAN (2 horas)
• Caracteríticas do tecnologia CAN
• Principais aplicações e benefícios em sistemas automotivos
• Estrutura da mensagem, tipos de quadros de dados, arbitragem e detecção de erros
• Formas de comunicação entre dispositivos
• Evolução do protocolo: CAN, CANFD e CANXL
• Padrão ISO 11898 e SAE J1939
b) Protocolos de camada superior (J1939) (2 horas)
• Padrões de protocolo para redes de veículos, diagnóstico e camada de aplicação
• Comunicação de dispositivos e J1939 para veículos pesados
• Entedimento da norma J1939
c) Ferramentas de SW e HW (4 horas)
• Interfaces de hardware
• Software para tratamento de rede CAN
• Transmissão, recepção, filtragem, mensagens e sinais de redes CAN
• Ver, gerar e apresentar sinais
• Exercício de fixação
d) Simulação de Nodo CAN (2 horas)
• Configuração da simulação do nodo
• Geração de ECU e Bridge
• Editor da função
• Exercício de fixação
e) Base de Dados e Logs (4 horas)
• Tipos e formatos de base de dados e logs
• Ferramentas e padrões
• Criar e atualização de base de dados e logs
• Exercício de fixação
f) Automação de Testes (2 horas)
• Arquivo de configuração de teste
• Editor de configuração de teste
• Executor de configuração de teste

Obs.: Este curso serve de base para o seguinte que é direcionado a desenvolvedores de aplicações que utilizam redes CAN.

Informações Gerais

A realização do curso está condicionada a um número mínimo de participantes. Em caso de falta de quórum, o treinamento poderá ser reagendado ou cancelado pela AEA e, nesse caso, o participante poderá optar por reaver o valor investido ou realizar outro curso da grade. Caso haja cancelamento, o participante será notificado no prazo de cinco dias úteis da data de realização do curso.

Pagamento: O Pagamento da inscrição deverá ser realizado antes da data de realização do curso.

Cancelamento: A solicitação de cancelamento deverá ser efetuada por meio do e-mail: cursos@aea.org.br com até 03 dias de antecedência da data de realização do curso. Após esta data só aceitaremos substituições.

O Curso será transmitido Online, com acesso restrito aos inscritos. Enviaremos por e-mail os detalhes de acesso aos participantes que estiverem devidamente inscritos

 

Inscreva-se

10% de desconto para pagamento à vista

Sócio AEA

Não Sócio AEA

* Estudante

R$ 734,00

R$ 973,00

R$ 360,00

* As inscrições na categoria de estudante serão aceitas apenas para cursos técnicos, graduação, pós graduação e afins.
O pagamento será por pessoa física e o recibo será emitido somente em nome do inscrito.
O pagamento deverá ser realizado até 4 dias antes da realização do curso, o inscrito deverá apresentar o comprovante de escolaridade.Em caso de dúvida referente a categoria que se encaixa a escolaridade entre em contato conosco para verificação.