Objetivo
Este curso consiste em apresentar as principais características, propriedade, métodos, padrões, ferramentas e tecnologias de redes CAN (Controller Area Network) e CAN-FD (Controller Area Network with Flexible Data-Rate) para aplicações automotivas em fases de projeto, desenvolvimento e testes. Serão vistos em detalhes as características técnicas e funcionais das camadas de física e enlace para desenvolvedores, camada de interface que tem funções de inter-redes, empacotamentos, segmentação, fluxo e gerenciamento e finalmente a camada de aplicação que gera e consome sinais. Na percepção do desenvolver de aplicação, serão vistas características e funcionalidades de componentes de software e ferramentas de análise, simulação e testes. De forma complementar, vistas as especificações, características e funcionalidades de interfaces CAN, CAN-FD Gateway e data loggers em arquitetura distribuída automotiva com ECUs para validação e testes. Serão realizadas atividades em ambiente virtual com a ferramenta BusMaster a fim de: análise de barramento, execução de logs, aquisição e geração de frames e sinais, análise, gráficos, filtros, diagnóstico e testes. Experimentos com logs de veículos passageiro e comerciais. Entendimento e conversão de dicionário de dados.
Público Alvo
Este curso destina-se a profissionais de nível superior ou técnico especializado interessados em aprofundar os conhecimentos em redes CAN e CAN, bem como seus métodos, processos, ferramentas e padrões, nas áreas de projeto, desenvolvimento, testes, manutenção, assistência técnica, oficinas eletroeletrônico e atividades ligadas aos sistemas automotivos da indústria automotiva e do setor de autopeças, estudantes de engenharia elétrica, engenharia de controle e automação, engenharia de computação, ciência da computação, sistemas de informação, engenharia automotiva, engenharia mecânica, técnico em eletrônica, técnico em informática e técnico em mecânica.
Data e local
27 e 28 de agosto de 2024
On-line via Microsoft Teams
Das 08:30 ás 17:30hs
ATENÇÃO: Certifique-se para que o Microsoft Teams não seja bloqueado em sua rede empresarial ou rede de acesso!
Instrutor
Dr. Max Mauro Dias Santos possui mais de 20 anos de experiência na indústria e academia. Atualmente é Professor do DAELE (Departamento de Eletrônica) da UTFPR-PG (Ponta Grossa) onde atua como Professor dos cursos de Graduação em Engenharia Eletrônica, Mestrado em Engenharia Elétrica e Mestrado em Ciência da Computação. É membro sênior da IEEE. Foi coordenador e professor do Curso de Especialização em Automação e Controle de Processos Industriais e atualmente é professor do Curso de Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva na UTFPR-CT (Curitiba). É coordenador de projetos de P&D com as seguintes instituições: FCA (Fiat Chrysler Automobiles) (OEM), OpenCadd (Tier-1), Chiptronic (Tier-1), CNPq (Edital Universal – Faixa C) e Renault & Fundação Araucária, sendo um total de cinco projetos vigentes em que envolve cerca de 5 professores, 10 mestrandos e 10 graduandos. Foi professor em mais de 18 cursos de Especialização em Computação e Engenharia Elétrica. Trabalhou no GM Tech Center da General Motors do Brazil em SCS/SP, atuando diretamente no grupo de Electrical, Control, Software and Infotainment (ECS&I) na função de Engenheiro de Produto Sênior para Chassis Electronics (DRE-CE), Electrical Architect (EA) e Vehicle Software Integration Engineer (VSIE) (2010-2012). Atua como docente em cursos de Extensão e Especialização para AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) e SAE Brasil. Possui livros em português pela Editora SARAIVA (Redes Industriais e Redes Automotivas). Trabalhou na Volvo Powertrain (VPT) em Product Development / Control Systems na função de Engenheiro Desenvolvimento Produto Sênior (2009-2010) onde exerceu atividades de desenvolvimento de sistemas de controle em hardware/software para powertrain para VTC, VBC e VCE. Possui a seguinte formação acadêmica: Graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1993); Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996); Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Aveiro – Portugal (2005/2006). Trabalhou na IBM Brasil e IBM USA como Engenheiro de Automação onde desenvolveu e implantou o Sistema Elétrico SCADA denominado por EMS (Energy Management System – STAGG System) (1997-1999). Foi pesquisador convidado do IRCCyN e professor convidado da Ecole Centrale de Nantes – ECN (2008) ambos em Nantes na França. Atuou como professor e pesquisador em diversas Universidades Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UnilesteMG (1998-2009), Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE-MG (1999-2000), Universidade Vale do Itajaí – UNIVALI-SC (2000-2002), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-SC), Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC (2001-2003) e Faculdades Integradas de Caratinga – FIC-MG (2005). Fundador e coordenou o Grupo de Pesquisas em Sistemas em Tempo Real – STR (2002-2009) onde liderou os projetos SisAuto (Edital 016/2006) e Flex-by-Wire (Edital 03/2007) financiados pelo FAPEMIG. Projetos RedeAuto-FIAT (2005-2006) e participou do Projeto Advansys da FEUP / Porto – Portugal (2005-2006); Participou do do Projeto CLEOPATRE da Universidade de Nantes – França (2003-2004). Sócio Fundador da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).É consultor e instrutor nas áreas de redes industriais e redes automotivas de diversas empresas como ITAIPU Binacional, C.E.S.A.R, Marcopolo, RCS, USIMINAS, ACESITA, FORD, AEA, SAE Brasil, AUTOTRAC, Ciclo Engenharia, GRABER, Chiptronic, Veltec entre outras. Classificado em 1º lugar como Professor Convidado para o Institut de Recherche en Communications et Cybertnétique de Nantes – IRCCYN (03/2008). Tem interesse em pesquisas para as seguintes áreas: a) Sistemas Eletroeletrônicos Automotivos; b) Sistemas de Transporte Inteligentes; c) Sistemas Veiculares Eletrificados e d) Automação Industrial.
Programação
Parte 1
– Motivação
– Arquitetura do CAN: Camada física e Camada de enlace
– Compreendendo a norma ISO11898
– Métodos de acesso ao barramento
– Tratamentos de erros
– Características e propriedades do CAN-FD
– Atividade 1
Parte 2
– Sistemas Automotivos – Funções, sinais, tarefas e quadros e plataforma
– Compreendendo documentação da norma SAE J1939 para veículos comercias
– Dicionário de dados da rede CAN – DBF e DBC
– Tecnologias de hardware e software para redes CAN
– Diferenças entre Node, ECU e Gateway CAN
– Atividade 2
Parte 3
– Introdução a ferramenta BusMaster
– Gerenciamento e conversão de dicionário de dados
– Gerenciamento de logs
– Análise de barramento, execução de logs, aquisição e geração de frames e sinais
– Análise de gráficos, filtros, diagnóstico e testes
– Atividade 3
Parte 4
– Simulação CAN – Logs e simulações de veículos: GM e FIAT
– Simulação SAE J1939 – Logs e simulações de veículos: Volvo, FORD, DAF e Mercedes
– Diferenças entre PID e SPN. Significado de PGN para J1939
– Estudo de caso 1 – Veículo de passeio – Padrão Automotivo
– Estudo de caso 2 – Veículo comercial – SAE J1939
– Atividade 4