MobCast, o videocast da AEA.
Na primeira semana de novembro, vai ao ar – por meio do canal AEA do YouTube – o episódio inaugural do MobCast, o videocast da entidade, que pretende seguir as tendências de comunicação da atualidade. Será mais uma importante plataforma de interação entre a AEA e seus stakeholders, em especial a sociedade brasileira.
Inicialmente, um episódio mensal vai destacar o tema mais relevante do setor automotivo brasileiro. O próximo, o de dezembro de 2024, será sobre a atualização do Roadmap Tecnológico Automotivo Brasileiro, que aborda as tecnologias de descarbonização no transporte de veículos leves e de pesados.
Numa conversa bem informal, Luciana Giles, nossa diretora de Comunicação, e eu tivemos a oportunidade falar, durante trinta minutos do primeiro episódio, sobre os 40 anos da AEA, os principais trabalhos desenvolvidos pela engenharia nacional nesse período, nosso relacionamento com os Governos Federal, Estadual e Municipal, com a indústria e a academia… Vale a pena conferir.
Em nosso entendimento, os canais de comunicação da AEA – por meio publicações impressas ou virtuais e por redes sociais – vão permanecer perenes e expressivos. O videocast vai complementar as nossas ativações, porque temos o desafio sempre de atingir o nosso público com conteúdo e agora com imagens dinâmicas. Aqui faço um convite a todos que apreciem e espero que vocês gostem do MobCast.
Boa leitura a todos desta 6ª edição do AEA News.
Marcus Vinícius Aguiar
Presidente AEA
Tecnologias de descarbonização no transporte de leves e de pesados.
Por Murilo Ortolan – Diretor de Tendências Tecnológicas AEA
Ao adotar partir da premissa de que o sistema nacional de transporte rodoviário é responsável pela movimentação de 70% das cargas e o de mobilidade de passageiros,
25% no coletivo e 68% no individual, e diante da constatação de forte dependência deste segmento, a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, por meio de sua Diretoria de Tendências Tecnológicas, decidiu dar continuidade aos estudos do Roadmap Tecnológico Automotivo Brasileiro, whitepaper lançado em dezembro de 2020, ante a urgência de profundas transformações para uma mobilidade mais sustentável, dado que apenas o segmento rodoviário é responsável por 8,6% do total de emissões de CO2e no país. Veículos leves e pesados contribuem com 3,7% e 4,8% dessas emissões, respectivamente.
Com a evolução tecnológica e o cenário energético nacional, diversas são as trajetórias para a implementação de propulsão e de energia eficientes, visando impulsionar a descarbonização do setor de transporte. Este artigo tem como propósito fornecer informações de referência, que contextualizam a elaboração desta roadmap dentro do cenário brasileiro, de forma a obtermos uma visão mais clara das tecnologias disponíveis no futuro.[LEIA MAIS]
Manufatura discute descarbonização da mobilidade.
Com o tema “Programa Mover: impactos da manufatura 4R na descarbonização da mobilidade”, a 9ª edição do Seminário de Manufatura, organizado e promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, debateu as diversas soluções que o setor produtivo brasileiro vem adotando ou planejando rumo à mobilidade sustentável. Marcus Vinicius Aguiar, presidente da AEA, abriu oficialmente o evento, realizado no auditório do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, unidade da rua Santo André, em São Caetano do Sul, no ABC paulista, no dia 26 de setembro último. Em seguida, Fernando Vilella (Stellantis)
fez a introdução do seminário, que começou com o lançamento do 5º Desafio Steam IGM – AEA Transformando o amanhã e a entrega dos “Prêmio Destaque Novos Engenheiros”, feita por Carlos Sakuramoto (GM) e Anderson Borille (ITA), organizadores do evento. [LEIA MAIS]
Lubes debate alternativas à descarbonização da mobilidade.
O XVII Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, organizado e promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, foi realizado sob o macrotema “Evolução automotiva, produtividade e desenvolvimento sustentável”. O evento pôs em pauta os esforços da indústria na evolução da engenharia dos veículos frente às metas de descarbonização.O presidente da AEA, Marcus Vinicius Aguiar, abriu oficialmente o evento, realizado no Millenium Centro de Convenções, na cidade de São Paulo, no dia 23 de outubro. Em seguida, Simone Hashizume, coordenadora do evento, fez a introdução do simpósio, que começou com a palestra de Murilo
Ortolan, diretor de Tendências Tecnológicas da AEA, sobre o Programa MOVER, que tem como objetivo melhorar a qualidade dos automóveis vendidos no País por meio de tecnologia, inovação e eficiência energética. [LEIA MAIS]
Siemens Brasil leva prêmio “Melhor Trabalho Técnico” do SIMEA 2024
Tiago Augusto Santiago Vieira, Davi Machado Cury, Pedro Henrique Araújo, Aline Amaral Quintella Abdu, Caiuã Caldeira de Melo, Fábio de Castro Orefice e Henrique Carlos Monteiro, da Siemens Brasil Digital Industries Software, venceram o prêmio “Melhor Trabalho Técnico” do SIMEA 2024 – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, maior fórum técnico do setor, promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, em agosto último.
No capítulo Transformação Digital, o grupo da Siemens Brasil desenvolveu o trabalho técnico intitulado “Análise CFD do Processo de Cura de Pintura Automotiva”, em que seus autores sustentam a importância da ferramenta Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD), amplamente usada em muitas aplicações, incluindo aerodinâmica de veículos e gerenciamento térmico de motores.
Menções honrosas – O SIMEA 2024 reconheceu sete trabalhos técnicos com menções honrosas, a começar com “O potencial dos combustíveis sintéticos na descarbonização do setor de transporte”, dos autores Camilla Verbiski de Andrade, Murilo Artur Ortolan, Edvan Palioto e Guilherme Martini Miotto, da Horse; “Efeito do HVO e do biodiesel na estabilidade à oxidação e nas propriedades de escoamento de misturas de óleo diesel”, de Vinícius Marcenes Gonçalves de Souza e Luiz Antonio d’Avila (Petrobras Cenpes e Universidade Federal do Rio de Janeiro) e “Previsão aerodinâmica em tempo real de novos projetos de veículos por meio de aprendizado de Máquina”, Fernanda Saad, Renato Oliveira, Paul Marston, Jordi Lanuza, Bhanu Prakash, Rahul Varadhan e Jiri Hajek (Applus IDIADA).
A relação de premiados contempla ainda os trabalhos “Índice de descarbonização como um guia no caminho da neutralização da emissão de CO2e”, de Roger Tadeu Gondim Guilherme, Felipe Cifoni, Rafael Sambiase, Luisa Clemente Magalhães Gomes e Samantha Uehara (Volkswagen do Brasil Way to Zero Center); “Os impactos das condições climáticas no Brasil para aplicações de células de hidrogênio com foco em soluções para humidificação”, de Lucas Cruvinel Finardi, Alexandre Garcia Alcaraz e William Ruiz de Moura (ambos da Mahle); “Efeito de parâmetro de controle típico do sistema Common Rail Diesel na operação em bancada dedicada com injeção de etanol em ultra-alta pressão”, de Rafael Hauckewitz Todaro, Clayton Zabeu Zabeu, Fernando Malvezzi (Universidade de São Paulo Escola Politécnica e Instituto Mauá de Tecnologia); “Compensação de custo energético no desenvolvimento de produto: reduzindo custos e promovendo a sustentabilidade”, de Leonardo Assumpção, Giovanna Benedito Pacheco, Letícia Zancani dos Santos e Raul Pimentel Maia (Robert Bosch).
A volta do Salão do Automóvel em 2025
No início do mês passado, a Anfavea – Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Automotores, sob a presidência de Marcio de Lima Leite, em audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciava em Brasília/DF o retorno do Salão do Automóvel em 2025 no tradicional mas renovado Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro.
A última edição do evento mais importante do setor automobilístico, a de número 30, aconteceu em 2018 no pavilhão de exposições São Paulo Expo. Em 2020, com a pandemia por Covid-19, o Salão do Automóvel não aconteceu, assim como a mostra desapareceu em vários países. A partir de 2022, alguns salões retornaram mundo afora, mas em outra bases: muito mais simples, menos espetáculos, mais exposição de tecnologias automotivas, em especial com a força dos veículos eletrificados.
A 31ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, segundo a Anfavea, já tem adesão de todas as associadas. A entidade dos fabricantes pretende, na sequência, convidar as filiadas à Abeifa e à ABVE, entidades que complementam o setor automotivo brasileiro.
Fenabrave tem novo presidente
Foto: Arcelio Alceu dos Santos Junior
Arcelio Alceu dos Santos Junior, foi eleito o novo presidente da Fenabrave e Fenacodiv para o triênio 2025-2027, em substituição a Andretta Jr.
Aos 51 anos de idade, Ancelio Junior será o mais jovem presidente da longa história da Fenabrave. Ele já fazia parte da Diretoria Executiva da entidade na gestão do atual presidente Andreta Jr., tendo sido vice-presidente de automóveis e comerciais leves e atualmente como 1º vice-presidente.
Nascido em Tupaciguara-MG, Arcelio Junior reside em Brasília, onde é diretor das concessionárias Planeta, com sede no Distrito Federal. É graduado em Economia e, em sua vida associativa, acumula experiência como diretor da ABRAC – Associação Brasileira de Concessionárias Chevrolet e presidente do SINCODIV-DF (em dois mandato).
Conselho Editorial:
Anderson Suzuki, Everton Lopes, Luciana Giles, Marinna Silva e Raquel Mizoe
Jornalista Responsável:
Koichiro Matsuo – MTb 13 224
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