Comemorar 40 anos de atividades ininterruptas, em 2024, é motivo de relembrar a trajetória de respeito da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva. Não tenham dúvidas. Mas principalmente de construir novas bases para o futuro da entidade e da engenharia automotiva.
A história da AEA nos mostra que, em 1983, a STI – Secretaria Tecnológica Industrial, com o apoio das montadoras de veículos, organizou o “I Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva – SIMEA”, em Brasília-DF, com o objetivo de debater o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), criado em 1975, para oferecer uma alternativa energética em substituição aos derivados de petróleo. Por se tratar de uma experiência de grande porte, única no mundo, foi nesse simpósio que surgiu, também por sugestão do Governo Federal, a ideia de criar uma entidade por meio da qual buscava-se convergência da indústria, dos profissionais e pesquisados do setor e da sociedade civil.
Durante a realização do II SIMEA, em 1984, também em Brasília – DF, foi criada a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) com o objetivo de concentrar e difundir as informações de maneira independente, e indicar a necessidade de novos trabalhos para a consolidação do álcool combustível automotivo.
A partir do primeiro evento, o SIMEA recebeu um forte apoio das montadoras e cresceu não só em público como também em participação internacional. Essa atividade foi repassada para a recém-nascida AEA com a incumbência de preparar o simpósio seguinte, que foi realizado no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, em São Paulo – SP.
Ao longo desses 40 anos a AEA tem trabalhado para cumprir estes objetivos realizando encontros contínuos entre as partes envolvidas por meio da realização de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops cursos e eventos. Foram inúmeras comissões técnicas que definiram importantes diretrizes que serviram de base para regulamentações governamentais. Neste período a AEA realizou mais de 250 eventos de temas relacionados à engenharia automotiva como eletroeletrônica, segurança veicular, engenharia de combustíveis de lubrificantes, matriz energética, transportes e acordos internacionais, que já ultrapassaram mais de mil horas de palestras. Na área de cursos todos os treinamentos sempre foram voltados para temas específicos da engenharia automotiva, e já treinaram mais de 15.000 profissionais.
Mais recentemente, protagonista dos programas regulatórios automotivos do País, como o Inovar-Auto, Rota 2030, Proconve, entre tantos outros. Hoje a AEA é a principal associação 100% nacional totalmente voltada para as questões de engenharia e tecnologia automotiva.
Ao longo de 2024, a AEA resgata e conta sua história. Mas, sobretudo, falará sobre o futuro, a começar com o lançamento do novo logotipo, um vídeo institucional, entre tantos outras ativações. Aguardem!
Deixe um comentário