A 9ª edição do Simpósio Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, evento organizado pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva -, a primeira pós-pandemia, aconteceu em 15 de junho, no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo, tendo como tema “Mobilidade Sustentável e Acessível”.
Duzentos e vinte participantes lotaram o auditório para assistir às dez palestras do simpósio, divididas em três painéis, entremeados por três debates protagonizados pelos palestrantes de cada bloco, que também responderam perguntas do público. Muito conhecimento foi compartilhado em seis horas de programação, e uma ideia predominou na maioria das palestras: o futuro da mobilidade é multienergético, e os problemas serão resolvidos por uma combinação de soluções.
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Veja quem levou o Prêmio AEA ESG 2023
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Os trabalhos intitulados “Critérios de sustentabilidade na cadeia produtiva: reuso e reaproveitamento”, dos autores Eduardo Bacci, Emerson Batagini e Vinicius Ragazzi, e “Abordagem preventiva para PCD com perda auditiva”, de Adriana Baldoino, Bianca Nascimento, Guilherme Rocha Amorim, Sergio Pereira e Tiago Oliveira, ambos da Robert Bosch; e a reportagem “Motor flex: o que falta para o etanol ser escolhido na bomba?”, de Bruno de Oliveira, da Automotive Business, foram os grandes vencedores do Prêmio AEA ESG 2023, respectivamente nas categorias Inovação Tecnológica e Ambiental, Social e Governança, e Jornalística, cujo evento de premiação aconteceu ontem no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo.
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HVO entra na prioridade da AEA
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Sob a coordenação da diretoria de Combustíveis, a AEA criou no início do ano o Grupo de Trabalho HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), óleo vegetal hidrotratado conhecido como diesel verde. Trata-se de um combustível alternativo e renovável bastante promissor para a matriz energética nacional. Sua utilização (consumo) praticamente zera a emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera terrestre. Já ao longo do seu ciclo de vida ele emite de 50% a 90% a menos de GEE (gases de efeito estufa) em comparação com o diesel fóssil.
Além de todas essas vantagens, o HVO reduz o material particulado fino (MP) em 33%, os hidrocarbonetos (HC) em 30%, o monóxido de carbono (CO) em 24% e os óxidos de nitrogênio (NO) em 9%. Todos poluentes com elevados níveis de emissão quando o biodiesel é consumido. |
“Do poço à roda” ao consumidor
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Quem leva em consideração os parâmetros de eficiência energética e de consumo veicular, no momento da decisão de compra de um automóvel? Provavelmente ninguém. Ainda prevalecem os critérios de design e de potência, fatores que esteriotiparam os consumidores brasileiros como “apaixonados por carros”.
Pois bem, cada vez mais o planeta clama por descarbonização veicular (e também industrial), processo que passa necessariamente pela conscientização das pessoas. Diante dessa premissa, a diretoria de Emissões e Consumo de Veículos Leves da AEA lançou no final do ano passado a cartilha “Do poço à roda”, documento técnico, que agora passa pelo desafio de torná-lo mais acessível ao consumidor final de veículo automotor e também à sociedade em geral.
Uma das ativações da diretoria de Raquel Mizoe é traduzir o “Do poço à roda” em linguagem televisiva, de fácil compreensão, de modo a facilitar a difusão em massa do conceito. Nesse sentido, a primeira reunião de pauta com o diretor do programa Auto Esporte, da TV Globo, Konrado Reys, foi realizada no último dia 6 de junho.
Combustíveis sintéticos em pauta
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Este ano, a AEA, iniciou uma comissão para disseminar conhecimento e status sobre combustíveis sintéticos existentes no Brasil e na Europa. Damian Morreti, diretor de Tendências Tecnológicas, afirma que o objetivo é ter uma visão do conceito, dos movimentos, dos pontos positivos e negativos, bem como estruturar o planejamento das próximas etapas da matéria e, em conjunto com a CT de Combustíveis, formatar o cenário de viabilidade técnico-econômica dos combustíveis sintéticos.
30ª edição do SIMEA está se aproximando
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Prepare-se para o maior evento técnico do setor automotivo. Já estão abertas as inscrições para a 30ª edição do SIMEA – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. Neste ano, o evento terá como tema “ O Brasil e o futuro sustentável da mobilidade” e será realizado no Novotel Center Norte localizado em São Paulo nos dias 16 e de 17 de agosto. Serão dois dias intensos de muito conteúdo técnico e palestras com temas atuais e relevantes para o setor. Todas as informações você encontra aqui. |
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