Objetivo
Explorar as características dos motores de combustão interna de ignição por faísca e seu controle eletrônico para garantir performance, consumo de combustível, emissões de poluentes, durabilidade, dirigibilidade e confiabilidade.
Público Alvo
Profissionais interessados em desenvolver e otimizar a eficiência dos motores de combustão interna frente às novas tecnologias e regulamentações.
Data e local
21 de março de 2024
On-line via Microsoft Teams
Das 08:30 ás 17:30hs
ATENÇÃO: Certifique-se para que o Microsoft Teams não seja bloqueado em sua rede empresarial ou rede de acesso!
Instrutor
Fernando Fusco Rovai, mestre em engenharia mecânica graduado e pós-graduado pela Poli-USP. Especialista em desenvolvimento e calibração de sistemas de gerenciamento eletrônico de motores de combustão interna. Atua há mais de dez anos no setor automotivo, em projeto, pesquisa e desenvolvimento de motores de combustão interna e seus componentes. Durante este período trabalhou na MWM, no laboratório de motores do IPT, na Ford (Tatuí), na Cummins, na Mahle, na Visteon, na Bosch, na GM (Indaiatuba) e na VW (Anchieta), em projetos envolvendo motores ciclo Otto e ciclo Diesel. Professor dos cursos de especialização em engenharia automotiva da Mauá e da Poli.
Programação
1ª Parte – Controle eletrônico de motor
Conceitos de módulo de controle eletrônico de motor de combustão interna. Sistemas analógico e digital. Vantagens sobre o controle mecânico. Noções de hardware, software e parametrização.
2ª Parte – Controle de mistura ar/combustível
Estratégias de cálculo de massa de ar admitida. Variáveis e condições ambiente que afetam a eficiência volumétrica. Sistemas de injeção direta e indireta de combustível. Determinação da massa de combustível em sistemas com e sem retorno. Controle de mistura em malha fechada. Estratégias de aprendizado e fragilidades dos sistemas flex-fuel. Relação ar/combustível em plena carga.
3ª parte – Controle de ignição
Sistema de ignição mapeada. Variáveis e condições ambiente que afetam a combustão. Controle de detonação ativo e passivo. Prevenção e controle de pré-ignição.
4ª Parte – Calibração em veículo
Controle de torque e dirigibilidade em sistemas com válvula de borboleta mecânica e eletrônica. Estratégias de safety. Calibração de partida a frio e aquecimento do motor. Compensação transiente de mistura ar/combustível. Contaminação de óleo lubrificante e vaporização de combustível pelo sistema de blow-by. Sistema de marcha-lenta. Compensação de cargas e reserva de torque. Partida a quente e start-stop. Proteção de componentes.
5ª Parte – Emissões, consumo de combustível e diagnóstico embarcado
Dew-point de sonda lambda e estratégia de aquecimento do catalisador. Calibração de janela do catalisador. Sistema de purga do canister. Envelhecimento de catalisador e On-Board Diagnostics. Otimização de consumo de combustível in-cycle. Implicações de Real Drive Emissions.
Informações Gerais
A realização do curso está condicionada a um número mínimo de participantes. Em caso de falta de quórum, o treinamento poderá ser reagendado ou cancelado pela AEA e, nesse caso, o participante poderá optar por reaver o valor investido ou realizar outro curso da grade. Caso haja cancelamento, o participante será notificado no prazo de cinco dias úteis da data de realização do curso.
Pagamento: O Pagamento da inscrição deverá ser realizado antes da data de realização do curso.
Cancelamento: A solicitação de cancelamento deverá ser efetuada por meio do e-mail: cursos@aea.org.br com até 03 dias de antecedência da data de realização do curso. Após esta data só aceitaremos substituições.
O Curso será transmitido Online, com acesso restrito aos inscritos. Enviaremos por e-mail os detalhes de acesso aos participantes que estiverem devidamente inscritos