• 4 E 5 DE ABRIL DE 2018 – Milenium Convention Center, São Paulo

    “Criatividade em meio à resistência: como superar essa barreira”

    Case principal:

    Participação especial:

     

    Inscreva-se agora

Sobre o III Lean Conference Brazil

Criatividade em meio à resistência: como superar essa barreira

Em virtude do sucesso das edições anteriores, a AEA tem a honra e o prazer de apresentar a terceira edição do Lean Conference Brazil.

Acompanhando a evolução do Lean em diversas áreas, cuidamos para que esta edição seja uma experiência enriquecedora tanto para as empresas manufatureiras como as não manufatureiras. Para discorrer sobre diferentes abordagens no tocante a: público, cultura, resistência e outros, estarão conosco grandes nomes internacionais: Daniel Markovitz, Darril Wilburn e Sammy Obara – além do esperado case da DISNEY.

No 2º dia do evento estes especialistas ministrarão workshops que possibilitarão aos participantes adquirir conhecimento e técnicas para aplicação imediata em suas organizações.

Confira os melhores momentos da última edição do Lean Conference Brazil:

Palestrantes

Steve St. Angelo

CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil

Nascido em Detroit, nos EUA, St. Angelo formou-se em engenharia da computação na Madonna University, gestão industrial e tecnologia elétrica pela Henry Ford College, além de possuir mestrado em gestão de produção pelo General Motors Institute (Kattering University). Ele também completou o programa de Desenvolvimento executivo na Wharton School of Business, da universidade da Pensilvânia.

Sua primeira experiência trabalhando com a Toyota ocorreu em 1995, quando Steve St. Angelo foi alocado para atuar junto à New United Motor Manufacturing (NUMMI), uma joint venture entre a marca japonesa e a General Motors no Estado da Califórnia. Lá, chegou como consultor sênior e, em setembro de 2001, foi nomeado como vice-presidente.

Steve iniciou sua trajetória como executivo da Toyota em 2005, chegando ao cargo de vice-presidente de produção na Toyota Motor Manufacturing em Kentucky (EUA), uma das maiores produtoras do grupo no mundo. Um ano depois, em junho de 2006, ele chegou ao cargo de presidente daquela unidade.

Em março de 2013, St. Angelo foi indicado pela Toyota como CEO para a América Latina e Caribe, absorvendo, ainda, o cargo de chairman para a Toyota do Brasil, em um plano de reestruturação anunciado pela fabricante em suas operações no mundo, visando maior integração e competitividade nos negócios.

Sammy Obara

Senior Managing Partner – Honsha.ORG

Sammy Obara aprendeu e aplicou o LEAN em unidades da Toyota no Japão, Brasil, Estados Unidos e Venezuela.

Ele e seu grupo têm ensinado LEAN a várias firmas de consultorias, a institutos educacionais como Harvard e Stanford, e até em missões humanitárias pela Ásia e África.

Com mais de 32 anos de experiência, ele estima já ter trabalhado em mais de 450 empresas de diversos segmentos: militar, químico, financeiro, hospitalar, alimentício dentre outros, e visitado muitos países em todos os continentes.

Mestrado em Technology Management, também é membro do Lean Institute e instrutor de Gerenciamento Estratégico Global para o California Community College. É palestrante convidado para os cursos de Pós Graduação da Stanford University e tem sido o porta-voz em conferências patrocinadas pelo American Production and Inventory Control Society (APICS), pelo Association for Quality and Productivity (AQP), Shingo Prize, AME e Harvard Business Review.

Reside em San Diego, Califórnia e coordena a associação de alunados da Toyota, o Honsha.ORG, nos Estados Unidos.

Daniel Markovitz

Autor dos livros “Building the Fit Organization” e “A Factory of One”

Autor de títulos premiados pela Shingo International Conference: A factory of one e Building the fit organization, Dan Markovitz se utiliza de uma nova abordagem no ensino e na prática do Lean, resultante da mistura de suas experiências como professor na Stanford University e na Fisher School of Business, como treinador em empresas como Microsoft, Abbot Vascular, NYC Medical Center, Goodyear Tire dentre outras, e de ter residido no Japão tempo suficiente para entender sua cultura e as origens do Lean.

É membro do Lean Enterprise Institute e palestrante para o Shingo International Conference, AME e outros principais eventos de Lean.

Darril Wilburn

Senior Managing Partner – Honsha.ORG

Darril participou ativamente do desenvolvimento e da implementação de alguns dos principais programas de liderança da Toyota Motor Manufacturing. Liderou o programa Toyota Way 2001 na maior planta da Toyota nos Estados Unidos. Trabalhou junto ao Instituto Toyota do Japão no desenvolvimento do Toyota Business Practice, liderando o piloto mundial do programa em sessões para as altas lideranças nos Estados Unidos.

Como membro senior do Honsha, tem tido a oportunidade de trabalhar com os setores público e privado em projetos que refletem as condições globais da Economia. Sua atuação, junto com seu time, em um dos maiores bancos de hipoteca americano, Darril redesenhou os fluxos dos processos possibilitando um grande aumento da produtividade e reduzindo drasticamente os custos e o lead time. Atualmente trabalha com o Estado de Washington para desenvolver a cultura Lean, a fim de melhorar a forma como este Estado atua.

Darril é o co-autor e co-editor do livro Toyota by Toyota.

Background Image

Case em destaque

Rick McDole – The Walt Disney Company

“O Lean superando barreiras no Mundo Mágico da Disney”

No Mundo Mágico da Disney, onde os visitantes esperam viver experiências mágicas e inesquecíveis – a cultura Disney, tão única e admirada – a torna particularmente mais desafiadora para integrar-se às práticas Lean. Ainda assim, vem conseguindo avanços na adoção do Lean Thinking e suas práticas.
Venha saber como.

Dia 1 (04/04) – Palestras e Cases

Resultado de estudos da San Diego State University juntamente com entrevistas recentes com executivos da Toyota do Japão, será apresentado um sumário com as conclusões do por que a maioria das empresas não conseguem sustentar suas iniciativas Lean. A fórmula da Toyota está ao alcance de todos, mas poucos conseguem enxergá-la.

A grande maioria das discussões sobre Lean ignoram as suas aplicações para o nível do simples indivíduo. Esta sessão mostrará como aplicar o Lean Thinking para esta realidade, possibilitando que você se torne mais eficiente, menos sobrecarregado, e melhor preparado para entregar suas tarefas aos seus clientes no tempo esperado.

A liderança que molda e ensina o balanço entre coragem e humildade consegue criar a cultura da melhoria contínua que apresenta o mais alto nível de respeito pelas pessoas, o que diminui a resistência às mudanças. Quando as organizações conseguem alinhar suas ações com esses princípios, a excelência será um resultado natural.

No Mundo Mágico da Disney, onde os visitantes esperam viver experiências mágicas e inesquecíveis – a cultura Disney, tão única e admirada – a torna particularmente mais desafiadora para integrar-se às práticas Lean. Ainda assim, vem conseguindo avanços na adoção do Lean Thinking e suas práticas. Venha saber como.

Dia 2 (05/04) – Workshops

Este workshop é baseado no formato “ouvir-ver-fazer”, então você aprenderá os conceitos principais de simulações práticas e exercícios para pequenos grupos. Você verá:

– conceitos chave do Lean na prática
– trabalho padronizado através de aplicações e exemplos
– técnicas de Lean como Poka-Yoke, Gerenciamento Visual, SWIS, Takt image
– a abordagem de Kaizen da Toyota
– como moldar a cultura da empresa através de criação de estruturas lean

Ao final deste workshop você estará apto a entender os conceitos chaves de uma forma em que poderá converter o pensamento de qualquer ambiente onde existam processos a serem melhorados e soluções a serem encontradas.

Até hoje, as ferramentas do Lean têm sido aplicadas para processos de negócios. Mas como se tratam os desperdícios na maneira como os gestores trabalham esses processos? A forma como os  gestores determinam suas ações a cada dia, e o alto grau de imprevisibilidade do seu conteúdo de trabalho, tornamse uma receita para desperdícios e ineficiência.

Neste workshop você aprenderá a:

– aplicar o 5S para as informações físicas e eletrônicas que você gerencia.

– reduzir as inúmeras atividades, trazendo mais fluxo, aumentando a velocidade e qualidade de seus resultados.

– criar um sistema de gestão visual para suas tarefas em andamento e para os compromissos assumidos, de forma que nada fique perdido ou esquecido.

– criar um kanban particular para nivelar seu nível de atividades e empurrá-las no momento certo.

O universo corporativo está repleto de casos de insucesso de implementações de Lean. Pode parecer contraditório, mas eles falharam justamente porque tentaram copiar a Toyota.

Tentar ser como a Toyota é um erro. Ao contrário, o que os líderes precisam entender é como “aprender” da Toyota: como transformar  as suas organizações em dinâmicas, buscando melhorias constantemente, e profundamente focadas no cliente. Uma organização “FIT” tem a habilidade de estar em constante melhoria, de maneira que o que ela entrega sempre terá uma performance superior e resultados acima da média.

Este workshop se baseia no livro Building the Fit Organization, premiado pelo Shingo Research. Resume as lições do TPS em seis conceitos principais, e trata deles de uma maneira de fácil entendimento, sem uso de palavras japonesas ou jargões, e sem referências à Toyota.

Ao final deste workshop você estará apto a tornar sua empresa mais ágil, mais competitiva e melhor preparada para vencer em sua área de atuação.

Este workshop combina leitura com exercícios em grupo, para ajudá-lo a desenvolver um approach para cultivar o conceito e comportamento de melhoria contínua no universo único que é o da sua empresa.

A Toyota nomeia sua metodologia de resolução de problemas de “Toyota Business Practice”. Ela entende que todas as funções dentro da empresa, sejam elas da produção, ou de finanças ou RH, e de todos os níveis hierárquicos, devem saber resolver problemas.

Essa é a metodologia desenvolvida após anos de tentativas de se ter um padrão que fosse utilizado em diferentes localidades, e que também fosse cross functional, ou seja, atendesse a todas as funções/cargos dentro da empresa.

Ao final deste workshop você terá explorado os 8 passos da metodologia e aprendido a transformar sua própria empresa usando lógica e ações similares. É destinado a todos os profissionais que desejam aprender uma metodologia científica de resolução de problemas.

 

Sessão interativa de 15 minutos em cada um dos demais workshops.

Profissionais e empresas de todas as áreas serão altamente beneficiados com as lições e experiências que estes especialistas trarão para o Lean Conference Brazil 2018.

Reserve suas datas para a terceira edição do evento que reune especialistas e temas que agregam profundo conhecimento aos profissionais e estudiosos do Sistema Lean.

  • Aglaé Rocha – Gerente de Comunicação – PSA Peugeot Citroen

    "Eu recomendaria cada vez mais que as pessoas e profissionais que trabalham nas áreas administrativas, que frequentassem mais esses eventos, aprendessem mais com todo esse conhecimento, este know-how que temos aqui para poder integrar o cliente ao processo."

  • João Lima – Vice Presidente COTEMINAS

    "Eu tenho certeza que este evento vai ser um divisor de águas no aumento da produtividade e redução de custos na indústria de manufatura do Brasil."

Valores

Viabilizado por nossos apoiadores e pela comunidade Lean, conseguimos trazer mais uma vez um evento de nível sem igual no Brasil.
Sem fins lucrativos, o propósito deste evento é possibilitar pleno acesso às práticas Lean em sua forma mais próxima da origem.

Apoio Institucional

CONTATOS:
AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva
+55 (11) 5908-4041
paola@aea.org.br