Objetivo:

O objetivo do Curso é apresentar ao profissional as principais características e padrões da tecnologia de rede CAN (Controller Area Network), de comunicação de dados serial empregadas em produtos do tipo veículos de passeio, caminhões, ônibus, máquinas de construção e máquinas agrícolas. Apresentar o conceito de componente de software de comunicação automotiva e principais protocolos de alto nível, tais como. J1939, CCP, ISO 16573 entre outros.

Púbico Alvo:

O Curso Destina-se a profissionais de nível superior ou técnico especializado nas áreas de desenvolvimento, manutenção, assistência técnica, oficinas eletroeletrônico e atividades ligadas aos sistemas automotivos da indústria automotiva e do setor de autopeças, estudantes de engenharia elétrica, engenharia de controle e automação, engenharia de computação, ciência da computação, sistemas de informação, engenharia automotiva, engenharia mecânica, técnico em eletrônica, técnico em informática e técnico em mecânica.

Data e Local

05 e 06 de Outubro de 2017

Das 08:30 ás 17:30hs
Local: Anfiteatro da UNIP – Rua Dr. Bacelar, 1212 – Vila Clementino – São Paulo – SP

 

Programação

Características de Padrões CAN
– Motivação para utilização de tecnologias de redes de comunicação em sistemas automotivos. Apresentação de topologias de redes em automóveis comercialmente disponíveis.
– CAN (Controller Areas Network) – O protocolo padrão de comunicação automotiva. Contém a especificação para camada física e enlace de dados.
– Base de dados para CAN e diferenças de formatos Intel e Motorola
– Matriz de comunicação para redes CAN
– Padrões de camada física para CAN: ISO 11898-1, ISO 11898-2, ISO 11898-3, ISO 11898-4, ISO 11898-5, ISO 11898-6 e ISO 11992-1
– Single-wire CAN (SWC): SAE J2411
– Middlware de Comunicação – OSEK-COM, Volcano e alguns exemplos comerciais. Componentes de Software para Redes Veiculares.

Protocolos de Auto Nível para Programação, Diagnóstico, Monitoramento e Serviços
– ISO-TP – Especificação de um protocolo de alto nível. A especificação do OSEK-COM.
– J1939 e FMS (Fleet Management System) – O Padrão para Caminhões e Ônibus.
– ISO 11783 ou ISOBUS – O padrão para máquinas agrícolas (baseado no J1939).
– KWP2000 (ISO 14230).
– ISO 14229 – Unified Diagnostic Services (ISO 14230 e ISO 15765)
– ISO 15031 – Padrão para On-Board Diagnostics (OBD).
– CCP (CAN Calibration Protocol) e XCP.- Protocolos para calibração e aquisição de dados.
– MILCAN – Padrão para veículos militares baseado no J1939 e ISO 11898

Informações Gerais

Após o recebimento da inscrição junto à AEA, será emitido um boleto bancário com o prazo de vencimento de 07 dias úteis que será enviado diretamente ao responsável pelo pagamento da inscrição. Somente serão confirmadas as inscrições quitadas até 03 dias úteis antes da data de início do curso.

Cancelamento por parte da AEA

A realização do curso está condicionada a um número mínimo de participantes. Em caso de falta de quórum, o curso poderá ser reagendado ou cancelado pela entidade. Caso haja cancelamento, o participante será notificado no prazo de cinco dias úteis da data de realização do curso. Neste caso, o participante poderá optar por reaver o valor investido ou realizar outro curso da grade.

Cancelamento por parte do participante

A solicitação de cancelamento deverá ser efetuada através do e-mail: cursos@aea.org.br com até 03 dias de antecedência da data de realização do curso. Após esta data, só serão aceitas substituições. Caso o cancelamento não seja feito neste período, a inscrição será cobrada.

Outras Informações

Estão inclusos no valor da inscrição o material didático, welcome-coffee e coffee-breaks, que serão servidos em dois intervalos diários. Os custos de transporte, almoço e hospedagem deverão ser por conta dos participantes.

Certificado

Certificado

 

 

 

 

Galeria

 

Estacionamento

Indicação de estacionamento:
Estacionamento Pareaqui
Rua: Guapiaçu, 363 – Vila Clementino – São Paulo – SP – Cep: 04024-020
Tarifa diferenciada: R$ 20,00

Obs: Para ter acesso a estas tarifas é necessário informar no momento da entrega do veiculo que o condutor participará do Curso AEA.