Engenharia de Software Automotivo: Métodos, Processos, Ferramentas e Padrões

Objetivo:

O objetivo do curso é apresentar os fundamentos, tecnologias e aplicações de engenharia de software automotivo em nível de metodologias, processos, ferramentas e padrões que contribuam para o domínio seguro do uso de sistemas elétricos, eletrônicos e software no veículo contemporâneo tara todo o ciclo para desenvolvimento de um produto que se caracteriza pela concepção, projeto, produção e manutenção.

Púbico Alvo:

O curso destina-se a profissionais de nível superior ou técnico especializado nas áreas de desenvolvimento, manutenção, assistência técnica, oficinas eletroeletrônico e atividades ligadas aos sistemas automotivos da indústria automotiva e do setor de autopeças, estudantes de engenharia elétrica, engenharia de controle e automação, engenharia de computação, ciência da computação, sistemas de informação, engenharia automotiva, engenharia mecânica, técnico em eletrônica, técnico em informática e técnico em mecânica.

Data e Local

30 de Novembro e 01 de Dezembro de 2017

Das 08:30 ás 17:30hs
Local: Anfiteatro da UNIP – Rua Dr. Bacelar, 1212 – Vila Clementino – São Paulo – SP

Instrutor

Max Mauro dos Santos,  atualmente trabalha na UTFPR-PG (Universidade Tecnologica Federal de Ponta Grossa) – Paraná como Professor Adjunto do DAELE (Departamento de Eletronica), trabalhou no Centro Tecnologico da GM na General Motors do Brazil em São Paulo, atuando diretamente no grupo de Electrical, Control, Software and Infotainment (ECS&I) na função de Engenheiro de Produto para Chassis Electronics (DRE-CE). Atuou ainda na GM Tech Center nas funções de Electrical Architect (EA) e Vehicle Software Integration Engineer (VSIE) desde 2010. Atua como docente nos programas de especialização do SAE Brasil e INATEL. É Pesquisador Colaborador nos Programas de CPG-E da UNIFEI e PG-EAM do ITA, onde co-orienta alunos de Mestrado e Doutorado. Possui 3 livros em português pela Editora ERICA e 1 livro em inglês a ser lançado pela SAE International em 2012. Trabalhou na Volvo Powertrain (VPT) em Product Development / Control Systems na função de Engenheiro Desenvolvimento Produto Sênior (2009-2010) onde exerceu atividades de desenvolvimento de sistemas de controle em hardware/software para powertrain para VTC, VBC e VCE. Possui a seguinte formação acadêmica: Graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1993); Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996); Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Aveiro – Portugal (2005/2006). Trabalhou na IBM Brasil e IBM USA como Engenheiro de Automação (1997-1999). Foi pesquisador convidado do IRCCyN e professor convidado da Ecole Centrale de Nantes – ECN (2008) ambos em Nantes na França. Atuou como professor e pesquisador em diversas Universidades Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UnilesteMG (1998-2009), Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE-MG (1999-2000), Universidade Vale do Itajaí – UNIVALI-SC (2000-2002), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-SC), Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC (2001-2003) e Faculdades Integradas de Caratinga – FIC-MG (2005). Foi fundador e coordenadou o Grupo de Pesquisas em Sistemas em Tempo Real – STR (2002-2009) onde coordenou o Projeto RedeAuto-FIAT (2005-2006); Participou do Projeto Advansys da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Portugal (2005-2006); Participou do do Projeto CLEOPATRE da Universidade de Nantes – França (2003-2004). É um Editor Associado do “International Journal of Systems, Control and Communications – IJSCC” ISSN 1755-9340 (Print) , 1755-9359 (Online) e da “Revista Eletrônica de Sistemas de Informação – RESI” ISSN 1677-3071. Coordenador do projeto SisAuto (Edital 016/2006) e projeto Flex-by-Wire (Edital 03/2007) financiados pelo FAPEMIG. Sócio Fundador da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Foi consultor e instrutor nas áreas de redes industriais e redes automotivas de diversas empresas como RCS, USIMINAS, ACESITA, FORD, AEA, SAE Brasil, AUTOTRAC, Ciclo Engenharia, GRABER, Chiptronic, Veltec entre outras. Classificado em 1º lugar como Professor Convidado para o Institut de Recherche en Communications et Cybertnétique de Nantes – IRCCYN (03/2008). Tem interesse em pesquisas para as seguintes áreas: Hardware/Software para Powertrain, Eletrônica Automotiva, Sistemas de Controle por Computador, Sistemas de Controle via Redes e Redes-sem-Fio, Redes Industriais, Redes Automotivas, Redes Aeroespaciais, Sistemas Embarcados, Sistemas de Tempo Real, Sistemas Distribuídos, Simulação, Redes de Comunicação, Automação Industrial, Veículos Elétricos e Elétrico Híbridos, AUTOSAR, Safety Critical Systems, Rastreamento e Gerenciamento de Frota de Veículos e Projeto de Circuitos Eletrônicos.

Programação

• Introdução
O sistema ambiente-veículo-condutor
Arquitetura de sistema lógica
Processos no desenvolvimento de veículo
Métodos e ferramentas para desenvolvimento de software em sistemas eletrônicos

• Fundamentos de Sistemas Embarcados Automotivos
Sistemas embarcados
Sistemas de tempo real
Sistemas distribuídos e via redes
Confiabilidade, segurança, monitoramento e diagnóstico

• Processo para Sistemas Eletrônicos e Engenharia de Software
Gerenciamento de projeto
Análise de requisitos e especificação de arquitetura de software
Especificação de componentes de software
Projeto e implementação de componentes de software
Testes e integração de componentes de software
Calibração

• Métodos, Ferramentas e Padrões para Desenvolvimento, Produção e Serviços
Arquitetura do sistema lógico e especificação do sistema técnico
Especificação de funções de software e validação da especificação
Projeto e implementação de funções de software
Integração e testes de funções de software
Calibração de funções software
Parametrização de funções de software
Programação Flash

Informações Gerais

Após o recebimento da inscrição junto à AEA, será emitido um boleto bancário com o prazo de vencimento de sete dias úteis. Somente serão confirmadas as inscrições quitadas até três dias úteis antes da data de inicio do curso.
O mesmo será enviado diretamente ao responsável pelo pagamento da inscrição.

A realização do Curso está condicionada a um numero mínimo de participantes. Em caso de falta de quorum o curso poderá ser reagendado ou cancelado pela AEA e nesse caso o participante poderá optar em reaver o valor investido ou realizar outro curso da grade. Caso haja cancelamento o participante será notificado no prazo de cinco dias uteis da data de realização do curso.

Cancelamento: A solicitação de cancelamento deverá ser efetuada através do e-mail: cursos@aea.org.br com até 03 dias de antecedência da data de realização do curso. Após esta data só aceitaremos substituições. Caso o cancelamento não seja feito neste período, a inscrição será cobrada.

Outras Informações: Estão inclusos no valor da inscrição o material didático, welcome-coffee e coffee-breaks que serão servidos em dois intervalos diários. Os custos de transporte, almoço e hospedagem dos participantes, serão por conta dos mesmos.

Certificados

Certificado

 

 

 

Galeria