Para participar das comissões técnicas e grupos de trabalho é necessário que você seja associado à AEA ou seja convidado pela entidade. São considerados associados os representantes das empresas associadas, sócios individuais e sócios estudantes. Também podem participar os representantes dos parceiros institucionais, acadêmicos e governamentais da AEA.

Também são convidadas organizações e instituições internacionais, que podem participar por meio de audio conference com compartilhamento simultâneo de tela e/ou video conference.

A frequência das reuniões de cada comissão é definida de acordo com o andamento dos estudos, portanto o calendário é enviado somente aos participantes já registrados em cada comissão.

A restrição dos assuntos discutidos é feita por meio de um termo de confidencialidade para garantir que as informações da AEA não sejam divulgadas de forma inapropriada.

CONFIRA O REGULAMENTO

Para participar, o interessado deverá solicitar indicação ao representante de sua empresa junto à AEA ou entrar em contato conosco por meio do formulário abaixo.

 

 

PRINCÍPIOS

Visão

As Comissões Técnicas da AEA são a base de sustentação da Associação. No âmbito da engenharia da mobilidade e interfaces, as Comissões contribuem fundamentalmente para que a AEA seja o organismo de excelência em questões de engenharia automotiva no Brasil, pela abrangência, relevância e credibilidade dos estudos e projetos que realizam.

Missão

As Comissões Técnicas da AEA promovem o desenvolvimento da Engenharia e Tecnologia automotiva no Brasil, em todas as suas modalidades, e nas interfaces com a sociedade. Contando com ampla representatividade e competência de engenharia e tecnologia dos segmentos de setores empresariais da indústria, comércio e serviços, de organizações da sociedade civil, e de órgãos governamentais, desenvolvem e propõem soluções sistêmicas para questões relativas à mobilidade, de alta relevância para a sociedade brasileira.

Valores

Credibilidade: A credibilidade das Comissões Técnicas da AEA é assegurada pela ampla representatividade dos setores interessados envolvidos, e pela isenção dos métodos de trabalho da AEA.

Valor: As Comissões Técnicas da AEA devolvem seu trabalho em VALOR, para os Associados e para a Sociedade em geral, por se dedicarem ao estudo e proposição de soluções para temas de alta relevância para ambos.

SISTEMA

  1. Definições

Área Técnica: As áreas técnicas (Organização Virtual) se constituem de uma ou mais Comissões, com forte afinidade temática. Cada grupo contará com um Diretor, membro da Diretoria Executiva, nomeado para facilitar o processo das Comissões, interna e externamente. Um mesmo Diretor poderá ser indicado para mais de uma área.

Comissões Técnicas (CT): São as unidades básicas operacionais da AEA. Congregam representantes de Associados e convidados especiais, que se comunicam e se reúnem periodicamente a fim de coordenar o desenvolvimento dos trabalhos técnicos conforme os objetivos da Associação. As Comissões Técnicas têm caráter permanente ou semi-permanente. São criadas ou extintas pela Diretoria Executiva.

Comissões Especiais (CE): Similares as Comissões Técnicas, possuem o objetivo de exercer tarefa especifica de alta relevância. Desse modo, são de caráter temporário.

Grupos de Trabalho (GTT / GTE): São subcomissões criadas no âmbito de uma Comissão Técnica ou Comissão Especial. Têm caráter temporário.

Diretor Técnico: Membro da Diretoria Executiva, com afinidade com as temáticas de uma ou mais áreas, que é apontado para facilitar o processo das Comissões.

  1. Organização

Considerando que em várias situações há a possibilidade de um mesmo tema possuir ligações com mais de uma área, compete à Diretoria Executiva determinar sob que área essa Comissão ficará localizada.

  1. 3. Comissões Técnicas

Trabalhos Técnicos:

Os trabalhos técnicos da AEA são desenvolvidos por suas Comissões Técnicas, Comissões Especiais, e pelos Grupos de Trabalho.

Composição das Comissões:

Na nomeação de membros para as Comissões, a Diretoria Executiva da AEA deve buscar um equilíbrio eqüitativo de representantes com direito a voto entre os segmentos de: (a) Setores Produtivos; (b) Órgãos Governamentais; (c) Outros Organismos representativos da sociedade, quando apropriado. Esse equilíbrio é essencial para conferir isenção e credibilidade ao resultado dos trabalhos das Comissões nos temas em que esses segmentos possam possuir visões e interesses conflitantes.

Os membros nomeados devem possuir expressivo conhecimento e experiência de engenharia, e/ou técnico, relacionados com o Escopo (Missão/Objetivos) da respectiva Comissão.

As Comissões serão compostas por:

  1. a) CoordenadorVice-Coordenador: Cada Comissão deve ter um líder, denominado Coordenador, e um substituto, denominado Vice-Coordenador. O Coordenador é nomeado pela Diretoria Executiva, bem como o Vice-Coordenador, o qual pode ser indicado pelo CoordenadorCoordenadorpode designar um Secretário dentre os membros da Comissão, podendo ser ele mesmo ou o Vice. Todos devem ser membros plenos.
  2. b) Membros Plenos: Possuem direito a voto na Comissão. Devem ser ou sócios individuais ou representantes formais indicados por empresas e organizações associadas da AEA.
  3. c) Membros Convidados: Não possuem direito a voto na Comissão. Qualquer pessoa que possa agregar valor e conhecimentos aos trabalhos da Comissão pode ser registrada como Membro Convidado.

O número de participantes de cada Comissão deve ser estipulado pelo Coordenador da mesma, sendo estes entre membros plenos e convidados, a fim de não exceder a possibilidade de uma administração razoavelmente eficaz. Não são contabilizados Grupos de Trabalho no âmbito da Comissão.

Mandato e Elegibilidade do Coordenador e Vice

  1. a) O período do mandato Coordenador / Vice da Comissão é de um ano calendário, renovável sem limite máximo de termos.
  2. b) Na posse de uma nova Diretoria Executiva (a cada dois anos), os Coordenador / Vices colocarão os mandatos à disposição automaticamente, podendo ou não ser mantidos nas respectivas Comissões pela nova Diretoria. A AEA solicita gentilmente que a Comissão e seus líderes mantenham seu estilo de trabalho e as atividades programadas nos 3 primeiros meses após a posse da nova diretoria, a fim de evitar descontinuidade nos trabalhos até a possível redefinição de algumas posições pela mesma. A nova Diretoria revisará a composição das Comissões dentro desse prazo.
  3. c) Ao fim do primeiro ano de uma diretoria, antes do término do ano, o Diretor de cada Comissão definirá com os atuais Coordenadores e Vices sobre a continuidade de seus mandatos à frente das Comissões, em função da disponibilidade e interesse dos mesmos e dos Associados. A fim de estimular a renovação de quadros, a Diretoria Executiva recomenda que a cada dois anos sejam renovados aproximadamente (1/3) dos líderes (Coordenadores/Vices) das Comissões.
  4. d) Face à impossibilidade de algum Coordenador ou Vice permanecer na Comissão, a qualquer tempo, a Diretoria Executiva indicará novo líder num prazo máximo de duas semanas. Sugestões e indicações da própria Comissão e dos líderes que estão se afastando serão apreciadas pela Diretoria Executiva. As Empresas / Entidades mais envolvidas serão consultadas.
  5. e) Podem ser designados Coordenadores / Vices de Comissões, Engenheiros ou Técnicos ligados a Empresas, Entidades, Associações, e outras categorias, de preferência associadas à AEA, com reconhecida capacidade de liderança, e proficiência nos temas relativos às áreas de atuação da Comissão. Diretores da Diretoria Executiva, ou membros do Conselho Diretor da AEA também são elegíveis à condição de Coordenador / Vice de Comissões. Funcionários regulares da AEA não são elegíveis.

Temática

A temática genérica das Comissões está definida pelos objetivos da AEA como instituição, bem como pelos princípios que regem o funcionamento das Comissões no item “Visão / Missão / Valores” das Comissões Técnicas e Especiais. A temática genérica de cada Comissão está também alinhada com a área na qual ela se situa.

Ao constituir uma Comissão a Diretoria Executiva deixa claro, em breve texto escrito, qual é sua Missão. Dentro do escopo dessa Missão serão desdobrados posteriormente os objetivos da Comissão.

Temas e Prioridades: Deve ser preocupação permanente da Diretoria da AEA avaliar o ambiente macroeconômico, político e tecnológico do país e do mundo, com a finalidade de identificar e escolher temas emergentes e relevantes que mereçam tratamento prioritário nas Comissões já existentes, ou que demandem a criação de novas Comissões Técnicas ou Especiais, mediante:

  1. a) Consultas e pesquisas com os Associados sobre suas expectativas e necessidades (responsabilidade da Diretoria Executiva).
  2. b) Orientações do Conselho Diretor.
  3. c) Consultas ou solicitações de outras entidades, com órgãos e autoridades públicas, universidades, organizações da sociedade civil, mídia, e outros.
  4. d) Solicitações e sugestões dos membros das próprias Comissões, que por sua própria natureza conhecem profundamente as necessidades dos setores envolvidos.

Classes de Atividades:

Os trabalhos das Comissões se situam basicamente dentro das quatro categorias abaixo:

  1. a) Fórum: – As Comissões são “Fóruns” abertos a debates e discussões sobre os mais variados temas dentro dos objetivos da AEA e do escopo da respectiva Comissão. Como representantes de Associados os membros da Comissão podem trazer novos temas do interesse de sua empresa ou organização para serem debatidos e, eventualmente, serem incorporados no planejamento de trabalhos a serem desenvolvidos.
  2. b) Projetos: – Os debates internos, e a interação com a Diretoria Executiva, levam à definição de temas e tarefas específicos a serem desenvolvidos. Os trabalhos definidos serão executados como “Projetos” da Comissão. A metodologia dos Projetos AEA visa à simplicidade, mas será padronizada, a fim de facilitar o planejamento das atividades e a comunicação vertical ou horizontal dentro da Associação.
  3. c) As Saídas dos projetos podem ser Estudos Especiais, Relatórios Técnicos, Recomendações Técnicas, Recomendações à Diretoria, Normas, Regulamentos e Sistemas. Outras propostas poderão ser incluídas.
  4. d) Eventos: – As Comissões são encorajadas a organizar Eventosrelacionados com suas atividades, tais como Seminários, Palestras, e outros, de comum acordo com a Diretoria de Eventos. Com relação à organização dos SIMEA, as Comissões serão convidadas a participar ativamente de sua estruturação. Novos Cursos e Treinamentostambém podem ser desenvolvidos através do resultado de projetos das Comissões.
  5. e) Divulgação: – As Comissões devem desenvolver atividades regulares de divulgação e relações públicas, de comum acordo com a Diretoria de Comunicações, com a finalidade de levar ao público externo informações relevantes sobre a AEA e seus interesses e atividades, tais como press releases, artigos assinados, livretos e publicações, e outros.

Aprovações

Os projetos finalizados (saídas), requerem aprovação:

5.6.1) Da Comissão: por unanimidade, ou por votação dos Membros Plenos, em caso de não haver unanimidade, antes de serem encaminhados à Diretoria Executiva.

5.6.2) Da Diretoria Executiva, conforme Estatuto, a qual leva em alta consideração a posição tomada pela Comissão. Caso algum Projeto aprovado pela Comissão sofra restrição da Diretoria Executiva, total ou parcial, impedindo temporariamente sua aprovação final, um representante da Diretoria entrará em contato imediatamente com a Comissão com a finalidade de prover “feedback” sobre os motivos das restrições e, em paralelo, para planejar e agendar ações que permitam esclarecer ou superar as restrições o mais rapidamente possível.

  1. Secretaria

Secretaria Especial das Comissões da AEA

A AEA deve disponibilizar um profissional regular, designado para auxiliar a organização das reuniões ordinárias das Comissões. É da responsabilidade da Secretaria da AEA:

Manter cadastro atualizado dos dados das Comissões e de seus membros.

Manter registros e arquivos das atividades das Comissões.

Organizar as reuniões das Comissões nas datas definidas, incluindo convites, distribuição de material avançado, preparação do local, recursos audiovisuais, e outras, conforme necessidade.

Secretaria da Comissão

Cada Comissão aponta um de seus membros para ser o Secretário da mesma.

As Comissões redigem as atas de suas reuniões, normais ou extraordinárias, e as encaminham para a Secretaria AEA, para digitação final e divulgação.

Cada Comissão mantém um calendário anual de reuniões, devidamente atualizados / sincronizados com o calendário geral da Secretaria Especial das Comissões.

As reuniões das Comissões geralmente são realizadas na sede da AEA. Podem ser programadas reuniões em outros locais, desde que decido pela própria Comissão e informado anteriormente em ata.

Diretoria Executiva