SEMINÁRIO DE MANUFATURA AUTOMOTIVA

Indústria 4.0 no Brasil: Impactos na Indústria e na Sociedade


Objetivo

Apresentar e discutir os potenciais impactos da implementação dos conceitos da industria 4.0 no Brasil, na sociedade de forma geral e nas industrias automobilísticas.

O que é isso? O Brasil está preparado? A sociedade está preparada? Quais os gargalos? Teremos ganhos de competitividade? Qual o impacto para os clientes, trabalhadores?

Público Alvo

Estudantes, engenheiros e profissionais do setor automotivo e de outros setores com profundo interesse na atualização e discussão do tema mais atual e instigante da atualidade.

Data e Local

17 de Agosto de 2017
Local: UNIP – Universidade Paulista
Rua José Maria Whitaker, 373 – Vila Clementino – São Paulo

Informações

A inscrição deverá ser efetuada no site www.aea.org.br

Categorias:
Sócio AEA                            R$ 420,00
Não sócio AEA                    R$ 600,00
*Estudante (graduação)    R$ 150,00
**Transmissão ao vivo pela Rádio Sobre Rodas R$ 49,99

* inscrições serão aceitas apenas para pagamento de pessoa física;
* apresentar o comprovante de escolaridade;
* o recibo será emitido somente em nome do aluno.

**Após a confirmação do pagamento, o participante irá receber um código de acesso, exclusivo e intransferível, para acessar o player onde será transmitido o áudio, ao vivo, do Seminário de Manufatura Automotiva. A transmissão é promovida pela Rádio Sobre Rodas.
**O participante receberá as apresentações, fotos e demais informações em seu email, após o evento. Também será disponibilizado o link para o download do certificado.
**Este código só possibilita um acesso por vez. Caso outro participante tente logar com o mesmo código, sua conexão derruba o primeiro usuário.

 

FORMAS DE PAGAMENTO
-Cobrança bancária (boleto);
-Cartão de Crédito (PayPal);
– No local do evento (sujeito à disponibilidade de vagas ).
   A AEA é uma entidade sem fins lucrativos e está isenta de IRPJ ( não reter IR )

COBRANÇA BANCÁRIA:
O pagamento poderá ser feito em boleto, desde que o pagamento do mesmo seja realizado em até 02 dias úteis antes do evento ou diretamente no local;
Após a confirmação do pagamento serão emitidos:
Nota fiscal ao responsável pelo pagamento;
Confirmação de Inscrição ao participante inscrito.

Atenção: A inscrição só será confirmada mediante registro de pagamento realizado até dois dias úteis antes da data de início do evento.

DESCONTOS:

Será concedido 5% de desconto, a partir da 2ª inscrição de cada empresa (não aplicado para inscrição de estudante).

CANCELAMENTO:

A solicitação de cancelamento deverá ser efetuada através do e-mail: eventos@aea.org.br com até 03 dias de antecedência do evento. Após esta data só aceitaremos substituições.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

O não comparecimento do participante não implica no cancelamento da inscrição.
Almoço, coffee break e material de apoio estão incluídos no valor da inscrição.
O link para o download do certificado será enviado para o participante após o evento.
O estacionamento não está incluso no valor da inscrição.

ESTACIONAMENTO
A universidade não dispõe de estacionamento aos participantes.
Indicamos os estacionamentos próximo ao local de realização:

RW – localizado na Rua Guapiaçu, 363 com o valor de R$ 25,00.
Estacionamento para Consulado, localizado na Rua José Maria Whitaker, 428 com o valor médio de R$ 25,00.
Outros estacionamentos estão disponíveis nas proximidades.

Palestrantes

Anderson Suzuki

Anderson Suzuki
Gerente Geral de Comunicação e Relações Publica
Toyota do Brasil


– Formado em Administração Pública pela UNESP, MBA em Finanças pelo IBMEC e pós-graduação em Vendas e Marketing no Tecnológico de Monterrey – Campus Cidade do México.


– Trabalha na Toyota há 2 ½ anos sendo inicialmente responsável pela Área de Produto e Preço e atualmente ocupando a Gerencia Geral de Comunicação e Relações Publica.
– Nomeado Diretor de Comunicação da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) para o biênio 2017/2018.
– Trabalhou também na Nissan por 16 anos, passando por diversas áreas como Planejamento Estratégico e de Produto, Marketing e Novos Negócios.
– Conta com experiência internacional, trabalhando em 2002 em Yokohama – Japão e de 2004 a 2008 trabalhou na Nissan localizada na Cidade do México, sendo responsável pela criação do departamento de Planejamento Estratégico e de Produto para os mercados Mexicano e América Latina.

Carlos Sakuramoto

Carlos Sakuramoto
GM


– Engenheiro mecânico aeronáutico – graduado pelo ITA, com MBA e doutorado em dinâmica de sistemas não lineares e redes neurais com larga experiência em projeto, desenvolvimento e simulação por elementos finitos (fenômenos dinâmicos, transientes e não lineares) nas áreas de engenharia do produto e engenharia de manufatura.


– Gerente de tecnologia e inovação da engenharia de manufatura da General Motors do Brasil.

David Carlos Domingos

David Carlos Domingos
Operations Manager Brazil
FRAUNHOFER IPK


– Doctorate to Dr.-Ing. at Fraunhofer IPK and at the Institute for Machine Tools and Factory Management (IWF) of TU-Berlin, 12.2016.
– Master’s degree in Production Engineering, specialization in Production and Management, RWTH Aachen, 10.2008.
– Bachelor in Mechanical Engineering at the Federal University of Santa Catarina UFSC (Brazil) and at the Cranfield University – Precision Engineering Center (UK), 07.2005.


– Strategy development, project portfolio management and project acquisition in Brazil;
– Development of a strategic partnership for the Fraunhofer Society with the Brazilian National Confederation of Industry (CNI) and with SENAI;
– Planning and implementation of the Fraunhofer Project Center for Innovation in Advanced Manufacturing at ITA;
– Development and promotion of international cooperation with both universities and companies in Brazil;
– Planning, implementation and evaluation of 25 SENAI Innovation Institutes for applied research in Brazil;
– Over ten years’ experience (Brazil and Germany) in applied research with emphasis in developing advanced manufacturing technologies for the automotive, die and mold, optical and turbo machinery industries

Dr. Elcio Brito

Dr. Elcio Brito
SPI


– Doutor em Engenharia Elétrica pela Poli/USP, 2013;
– Mestre em Engenharia de Produção pela FEI, 2009;
– Master Systèmes d’Information et d’Organisation pela Universidade Pierre Mendès, 2006;
– Bacharel em Administração de Empresas pela FAAP, 1999.


– SPI Integração de Sistemas, São Paulo, Brasil;
– Pesquisador no Grupo de Automação e Sistemas de Informação da USP;
– Journal of Information Systems and Technology Management Reviewer;
– Liderança na implantação de projetos de automação e operação baseados na convergência tecnologia de operação e informação nos segmentos Automotivo, Alimentício, Produtos de Consumo, Farmacêutica e Química.

Luiz Carlos Di Serio

Luiz Carlos Di Serio
Professor
FACULDADE GETULIO VARGAS


– Graduado em Engenharia Mecânica (UNESP)
– Mestre na Marquette University (Milwaukee, USA)
– Doutor em Engenharia da Produção na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
– Pós-Doutorado, obtido na FGV-EAESP


– Professor de carreira da Fundação Getulio Vargas desde 1992, nos programas de graduação e pós-graduação
– Como executivo, teve uma vivência de 22 anos em Gestão de Desenvolvimento
e Implantação de Produtos, Processos, Qualidade, Informática e Automação Industrial, nas
empresas FMC do Brasil S/A (Foodtech) e Equipamentos Villares S/A. Como professor e
consultor, atuou em diversos projetos pela GV-Consult e publicou artigos em seminários e congressos nacionais e internacionais.
– Autor e Co-Autor de diversos títulos.

Miguel Sacramento

Miguel Sacramento
Consultor


– Doutor pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da USP.
– Especialista em Administração de Empresas pela EAESP/FGV.
– Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP.


– Professor da EAESP/FGV e sócio da MSacramento Consultoria, com atuação na área de Estratégia e Gestão de Operações.
– Autor do capítulo Qualidade e produtividade, do livro Manual de gestão empresarial, publicado em 2007, pela Editora Atlas.
– Participou do Building Ventures in Latin America, da Harvard Business School.
– Executivo de empresas no período 1974-1995.
– Consultor de empresas desde 1993. Focos de atuação: Planejamento Estratégico, Gestão de Operações, Modelo Toyota de Administração, Construção de Cenários e Teoria das Restrições.

Ricardo Pelegrini

Ricardo Pelegrini
CEO and Co-Founder
Quantum4 Soluções e Inovação


-CEAG at Fundação Getulio Vargas
Sao Paulo – (1990 – 1992).
– Degree in Business Administration
Faculdades Associadas de Sao Paulo (1983 – 1987).


– Ricardo Pelegrini fundou a empresa Quantum4 com 3 outros parceiros em 2017 com o objetivo de oferecer serviços de inovação ao mercado brasileiro com base em tecnologias de alto impacto como Inteligência Artificial, Internet de Coisas, Dados Grandes e Computação em Nuvem. A empresa também possui conhecimentos profundos sobre otimização de impostos e incentivos à inovação de acordo com a legislação brasileira, para que as empresas possam acelerar projetos de inovação total ou parcialmente financiados.

Sérgio Soares

Sérgio Soares
Diretor
Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação


– Doutorado em Ciência da Computação, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, 2004.
– Mestrado em Ciência da Computação, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, 2001.
– Bacharel em Ciência da Computação, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, 1999.


– Diretor do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação desde Julho de 2013. Sob sua direção o Instituto de Inovação já executou/executa mais de 35 projetos em segmentos como Automotivo, Óleo e Gás, Saúde, Construção Civil, Energia, Metal Mecânica, Mobilidade Urbana, Logística, Alimentos, Linha Branca.

– Professor Adjunto do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco desde Novembro de 2009, onde coordenou projetos de Lei de Informática, FINEP, CNPq e FACEPE e orienta alunos de Mestrado e Doutorado.

– Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco de Agosto de 2004 a Novembro de 2009.

Programa

08h00 Credenciamento e Welcome Coffee
09h00 Abertura
Edson Orikassa, Presidente – AEA
Dr. Carlos Sakuramoto, GM
09h10 Palestra de Abertura
Bruno Jorge, Especialista, ABDI
Painel I – Impactos na Sociedade
09h40 Fatores de impacto na Competitividade das Nações e nas empresas. Qual o papel da Inovação?
Palestrante: Prof. Dr. Luiz Di Serio, Professor Doutor, EAESP/ FGV
10h10 A indústria automotiva na era das tecnologias exponenciais
Palestrante: Dr. Elcio Britto, Sócio Diretor, SPI
10h40 Indústria 4.0 – Visão de Tendência no Brasil e no mundo
Palestrante: Antonio Carlos, Assessor de Diretoria, Facens Tech
11h10 Debate
Moderador: Anderson Suzuki, Gerente Geral de Comunicação e Relações Publica, Toyota do Brasil
11h50 Almoço
Painel II – Impactos na Industria
13h00 Transformações de indústrias e profissões na Era Cognitiva
Palestrante: Ricardo Pelegrini, CEO, Quantum4 Soluções e Inovação
Perguntas e Respostas
13h30 Industrie 4.0 – Advanced Manufacturing Technologies within the Digitally Integrated Production
Palestrante: David Carlos Domingos, Gerente de Operações, Instituto Fraunhofer
Perguntas e Respostas
14h00 Industria 4.0: Casos de Sucesso em PME
Palestrante: Dr. Sergio Soares, Diretor, Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação
Perguntas e Respostas
14h30 Coffee Break & Network
Painel III – Impactos na Educação
15h00 Demandas da Indústria 4.0 na Educação do Futuro
Palestrante: Anderson Borille, Professor Doutor, ITA
Perguntas e respostas
15h30 O papel da indústria no século XXI
Palestrante: Miguel Sacramento , Professor Doutor, EAESP/ FGV
Perguntas e Respostas
16h00 Impactos da Industria 4.0 na educação e Alternativas de Maximização dos Impactos Positivos
Palestrante: Fabio Pires, Especialista Desenvolvimento Industrial, CNI
Perguntas e Respostas
16h30 Encerramento

Download das Palestras

Download

 

 

Certificados

Certificado

 

 

 

Galeria de Fotos

Patrocínio Master

petrobras governo

Apoio

Apoio Institucional

faap fatec fei
FSA parque

Media Partners

autoindustria revista nautica